23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Violência contra mulheres cresce 47% no Acre, aponta Mapa da Violência

Publicado em 16/06/2025

Apesar da redução geral nas tentativas de homicídio no Acre em 2024, os casos contra mulheres aumentaram 47%. É o que aponta o Mapa da Violência 2025, divulgado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O estado registrou 305 tentativas de homicídio no ano passado — uma queda de 14,8% em relação a 2023, quando foram 358. No entanto, o número de vítimas mulheres saltou de 53 para 78. Já os casos envolvendo homens caíram de 303 para 227. Duas ocorrências não tiveram o sexo da vítima identificado.

O dado expõe uma grave disparidade de gênero e indica a vulnerabilidade das mulheres, especialmente em contextos de violência doméstica. Especialistas alertam para falhas na prevenção e proteção às vítimas.

No cenário nacional, a tendência de crescimento também preocupa. Estados como Amazonas (+97,5%), Amapá (+71,5%) e Rondônia (+41,7%) tiveram os maiores aumentos proporcionais. Já o Acre aparece entre os estados com maior queda, ao lado de Rio Grande do Sul e Sergipe.

O Espírito Santo lidera a taxa de tentativas de homicídio, com 67,45 vítimas por 100 mil habitantes, seguido por Rondônia e Mato Grosso. Por regiões, os maiores índices estão no Centro-Oeste e Norte do país.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mesmo com chuvas em 21 dias, Rio Branco fecha janeiro com volume abaixo da média histórica

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli anuncia investimentos em segurança, educação e mobilidade em Xapuri

Jamile Romano

Justiça nega recurso e mantém valor de indenização por morte de adolescente em unidade do ISE

Jamile Romano

Acre tem previsão de chuvas a qualquer hora do dia nesta quarta-feira, 18

Jamile Romano

Com aeronave Harpia 3, Estado realiza atendimento emergencial no Juruá e salva criança indígena com problemas respiratórios

Raimundo Souza

Dom Porquito apresenta projeto para expandir produção de suínos no Acre

Marcio Nunes