23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Vigilância em Saúde realiza inspeção no Mercado do Bosque na prevenção de pragas urbanas

Atualizada em 13/01/2024 11:44

O governo do Estado por meio, da Secretaria de Estado Saúde(Sesacre) conduziu, nesta sexta-feira, 12, uma visita técnica às instalações do Mercado do Bosque e seus arredores. O objetivo principal foi fornecer orientações e preservar a saúde dos frequentadores, concentrando esforços no combate às infestações por pombos e outras pragas urbanas.

Durante a visita, a equipe composta por médicos veterinários do Núcleo de Zoonoses da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), interagiu com os permissionários do Mercado do Bosque, bem como com a administração, enfatizando a importância das boas práticas de higiene e do descarte adequado de resíduos alimentares para controlar infestações de diversas pragas urbanas, incluindo pombos, ratos e insetos.

O médico veterinário e chefe do Núcleo de Zoonoses da Sesacre, Victor Luciano Mattos, destacou que as pragas urbanas são vetores capazes de disseminar várias doenças para a população. Ele ressaltou a necessidade de reforçar os cuidados, especialmente em um local movimentado como o Mercado do Bosque, que é não apenas um centro de produção de alimentos, mas também um ponto turístico.

“É fundamental que os cuidados sejam constantes e não negligenciados ao longo do tempo. Estamos tratando de um local de grande movimento, onde a gestão adequada e as boas práticas devem ser contínuas”, enfatizou Victor Mattos.

A inspeção revelou avanços significativos no Mercado do Bosque, com uma redução expressiva na quantidade de pombos nas proximidades. Essa diminuição é atribuída à maior conscientização da comunidade local sobre a importância das práticas adequadas de higiene e manejo dos resíduos alimentares.

Edmilson Souza, responsável pela administração do Mercado do Bosque, compartilhou que novos protocolos de limpeza foram implementados e aprimorados, incluindo a coleta e higienização diária das lixeiras. “Estamos intensificando a limpeza das áreas comuns, especialmente nas áreas de alimentação, e mantendo um foco constante na sanidade do nosso espaço”, destacou.

[Agência de notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Com MC Daniel, lendas do futebol brasileiro e artistas, evento solidário arrecada alimentos para entidades do Acre

Jamile Romano

Suspeitos de matar sobrinho-neto da ministra Marina Silva viram réus em processo no AC

Jamile Romano

Aplicativos, simulações e informações em tempo real: governador conhece plano operacional dos Bombeiros para casos de cheia no Acre

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza vive experiência imersiva e conhece Iniciativa Interreligiosa pelas Florestas Tropicais

Marcio Nunes

Ieptec divulga lista de selecionados em processo seletivo para profissional bolsista não docente mensalista

Jamile Romano

Em audiência pública Aleac debate Segurança Pública e Valorização dos Agentes

Marcio Nunes