30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Vide a história

Atualizada em 07/06/2024 09:00

 Por que o ditador Leopoldo Gualtieri, da longa e  penosa ditadura Argentina, invadiu as Malvinas.

         Quando a referida ditadura caminhava para seu tardio e merecido fim, na vã tentativa de manter-se no poder o então ditador, Leopoldo Galtieri, determinou a invasão das Ilhas Malvinas, cuja posse, desde o ano de 1833, encontrava-se em poder do poderosíssimo Reino Unido.

Em matéria de apoio popular o referido ditador estava vivendo os seus piores dias, entretanto, nos dias que se seguiram a referida invasão, de certo modo, os sentimentos patrióticos dos argentinos concederam-lhes uma espécie de trégua na sua luta contra a ditadura e vieram apoiar o já bastante rejeitado Leopoldo Galtieri.

Presentemente, estamos assistindo as irresponsabilidades de outro ditador, no caso, Benjamin Netanyahu, posto que, na tentativa de readquirir o apoio do povo israelense e se manter no poder, o dito cujo vem cometendo as piores arbitrariedades contra os palestinos, independente de sê-los ou não, e em sua grande maioria, pessoas inocentes, entre elas: mulheres, crianças e idosos.

Tudo isto a pretexto de derrotar a organização terrorista Hamas, dada a extravagante e inaceitável brutalidade que esta organização havia cometido no dia 7 de outubro de 2023, na qual, mais de um milhar de israelenses foram mortos.

A guerra que ora vivenciamos não mais diz respeito ao legítimo direito de Israel enfrentar o Hamas, e sim, a sua ampliação, contra todo o povo palestino. Para o ditador Benjamin Netanyahu, para derrotar o Hamas, pouco lhes interessa as mortes de palestinos inocentes, a maioria deles, contestadores do próprio Hamas.

O que vem surpreendendo na guerra Israel/Hamas, diria até, na guerra Israel/Palestina, não é apenas o apoio que os EUA vinham emprestando ao ditador Benjamin Netanyahu, e sim, ao fato deste tirano sequer obedecer as recomendações da ONU, e se não for de caso pensado, até as recomendações do próprio EUA.

Como em nossas vidas tudo tem limites, nas guerras nem tudo é possível. A propósito, estão perfeitamente definidos e internacionalmente, os chamados crimes de guerra. Neste particular o tirano Benjamin Netanyahu já se transformou, entre todos os nossos chefes de Estado, no mais indisciplinado. Esta é a razão que levou os israelenses a querer vê-lo fora do poder.

Artigos Relacionados

Os partidos do Centrão ganharam duas vice-presidências do Banco do Brasil

Jamile Romano

Quem organizou?

Jamile Romano

Piorando

Jamile Romano

A primeira-dama, dona Janja da Silva, está na mira dos diplomatas chineses

Jamile Romano

Daí os chutes

Jamile Romano

Paz e medo

Jamile Romano