23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Vice-governadora Mailza vistoria reforma da ZPE e reforça trabalho do Estado para atrair empresários

Publicado em 20/02/2025

 A vice-governadora do Acre e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, inspecionou, nesta quarta-feira, 19, a reforma da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, executada pela Secretaria de Obras Públicas (Seop).

A iniciativa do governo visa melhorias no espaço para fomentar a exportação, atrair para o estado, empresas nacionais, internacionais e potencializar o crescimento dos negócios  locais.

ZPE é um local atrativo para toda indústria e empresa que tem os seus serviços voltados para o exterior. Foto: Neto Lucena/Secom

Mailza destacou que a manutenção do espaço, representa um estímulo ao crescimento de novos mercados de produtos do Acre para o mundo, principalmente por conta da Rota do Pacífico.

“Estamos trabalhando essa retomada da ZPE, porta de entrada para o desenvolvimento. Nossa localização geográfica, divisa com o Peru e Bolívia e países andinos, permite alcançar novos mercados ainda não explorados. Queremos o nome do Acre cada vez mais em ambiente de investimentos e atrair novas empresas para gerar oportunidades, empregos e renda para as pessoas do Acre. E temos feito de maneira incansável”, disse a chefe do executivo.

Vice-governadora disse que a ZPE/AC traz  geração de emprego, transferência de conhecimento, desenvolvimento e logística para o estado continuar crescendo. Foto: Neto Lucena/Secom

Lauro Santos, diretor administrativo da ZPE/Acre, disse que essa é uma oportunidade de mostrar para todo o estado e o país a importância do Acre no mercado global. “Queremos apresentar a ZPE Acre para todo o Brasil. Nós somos o único estado brasileiro que, para chegar ao Oceano Pacífico, só atravessa um único país, que é o Peru, onde temos o Porto de Chancay. Isso é um ganho geopolítico e vamos fortalecer a política de ZPEs em âmbito nacional, e ver um novo cenário econômico no Acre”, pontua.

Diretor administrativo da ZPE/Acre disse que objetivo é mostrar para todo o estado e o país a importância do Acre no mercado global. Foto: Neto Lucena

O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, agradeceu por mais um investimento da gestão estadual e ressaltou a importância da parceria para garantir novos negócios. “Nós temos aqui uma ferramenta excelente para o desenvolvimento do nosso estado, que abre portas para as exportações que já estão acontecendo, mas pode ser ampliada de forma muito maior”, disse Gonzaga.

Luiz Gonzaga ressaltou que o Acre vive um momento promissor com parcerias com Peru, Bolívia e China. Foto: Neto Lucena/Secom

A agenda de visita da vice-governadora foi acompanhada pelo representante da Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Acre (AZPE), Allan Lima, pelo diretor de negócios da Sete Informática, Raimundo Macedo, e o coordenador do grupo de trabalho de integração Brasil/Peru, Francimar Cavalcante.

A AZPE trabalha em conjunto com as secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Planejamento (Seplan) para viabilizar a instalação de novas empresas, e desembaraço de cargas e a exportação de produtos do estado.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre tem aumento de 40% no número de profissionais do Programa Mais Médicos

Jamile Romano

Quase 30 mil acreanos já declararam o Imposto de Renda 2025

Jamile Romano

Após passar por enchente, Xapuri, no interior do Acre, enfrenta segunda maior seca da história

Jamile Romano

Governador recebe diretor institucional de grupo que vai instalar frigorífico em Tarauacá

Marcio Nunes

Sine Acre oferece 48 vagas de emprego em Rio Branco, com oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência

Kevin Souza

Novo reitor do Ifac é nomeado e anuncia primeiras ações na instituição

Marcio Nunes