25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Vice-governadora Mailza se reúne com Câmara de Comércio de Madre de Dios e recebe documento que propõe criação de grupo de trabalho para avançar na integração Brasil-Peru

Publicado em 03/09/2025

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, reuniu-se nesta quarta-feira, 3, em Porto Maldonado, capital de Madre de Dios, com representantes da Câmara do Comércio daquele departamento peruano. O encontro se deu após a agenda com a presidente do Peru, Dina Boluarte, e reforçou o compromisso do Estado em ampliar a integração regional com o país vizinho.

Presidente da Câmara de Comércio de Madre de Dios entrega documento que propõe criação de um grupo de trabalho. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a reunião, o presidente da Câmara, Orestes Quino, entregou à vice-governadora um documento solicitando a criação de um grupo de trabalho binacional, reunindo autoridades governamentais e empresariais dos dois países, com o objetivo de buscar soluções conjuntas para a integração.

Vice-governadora Mailza reforça compromisso com a integração ao lado do presidente da Câmara de Comércio, Orestes Quino. Foto: Neto Lucena/Secom

“Solicitamos uma mesa de trabalho, seja em Rio Branco ou em Puerto Maldonado, realizada por profissionais com amplo conhecimento da região, possibilitando a integração entre Peru e Brasil. Oferecemos produtos ao Brasil, e o Brasil nos oferece produtos, turismo e uma infinidade de construções econômicas que beneficiarão tanto o Peru quanto o Brasil”, afirmou Quino.

Vice-governadora Mailza participa de reunião em Porto Maldonado. Foto: Neto Lucena/Secom

Entre os temas tratados estiveram o fortalecimento do intercâmbio comercial e a ampliação do número de caminhões de carga que cruzam diariamente a fronteira.

Mailza Assis reforçou o compromisso do Acre em avançar nesse processo. “O que nós queremos é essa integração fortalecida, beneficiando os nossos países. Que essa troca seja para o desenvolvimento da nossa economia, da nossa cultura, da nossa história e do nosso turismo. Nos comprometemos em trabalhar juntos, pensar na formação desse grupo de trabalho, para discutir essa integração da forma que seja boa tanto para o Brasil quanto para o Peru”, destacou.

Mailza também ressaltou o simbolismo da agenda internacional do Acre, que incluiu reuniões em Lima e agora em Madre de Dios: “Essa integração é um sonho e um trabalho de muitos anos. Temos aqui a presença do deputado [estadual] Luiz Gonzaga, que luta com essa bandeira há mais de 20 anos. Nossa participação em Lima foi importante para fortalecer os laços. Assumimos o compromisso de que isso aconteça o mais breve possível. Brasil e Peru têm esse companheirismo, essa conexão, e agora é o momento de os povos se estabelecerem e fortalecerem a economia, o turismo e a cultura”.

Deputado estadual Luiz Gonzaga trabalha para fortalecer a integração com o Peru há mais de 20 anos. Foto: Neto Lucena/Secom

Luiz Gonzaga, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, destacou os benefícios da aproximação. “Não é de hoje que a gente trabalha com essa integração, e o sonho de vocês é o nosso também. Essa parceria é benéfica porque gera emprego, renda e melhora a vida de ambos os povos. Vi de perto a produção de vocês, que é de qualidade, alimentos orgânicos que não temos no Acre. Assim como o Peru pode receber nossa soja, milho, frango e ovos, podemos receber frutas e verduras de vocês. Vamos continuar nessa luta para construir uma integração sólida e duradoura”, declarou.

O diretor-geral da Câmara de Comércio, Carlos Domingo Pérez, também ressaltou os desafios e oportunidades da agenda binacional, mencionando a importância da modernização dos processos aduaneiros e o projeto do Trem Bioceânico.

“Esse corredor ferroviário promete dinamizar o comércio, a conectividade e o turismo entre os dois países. Um dos principais desafios está na diferença dos procedimentos alfandegários, que precisam ser modernizados e digitalizados. Do ponto de vista turístico, a conexão ferroviária pode reduzir significativamente os tempos de viagem e colocar a região entre os destinos mais integrados e competitivos do mundo”, observou.

[agência de notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudantes terão aulão de véspera do Enem nesta sexta em Rio Branco

Kevin Souza

Governo do Acre participa de debates da Rede de Parcerias em Brasília

Marcio Nunes

Governo do Acre recebe delegação da Unesco para visita técnica de alinhamento do Programa de Resiliência Socioambiental

Raimundo Souza

Sebrae leva atendimento para Empreendedores de Acrelândia

Jamile Romano

Defensoria Pública inaugura Unidade de Atendimento em Cruzeiro do Sul e lança cartilha dos Povos Indígenas

Jamile Romano

Mais de 250 presos não retornam após saidinha de Natal; quatro são considerados de alta periculosidade

Kevin Souza