33.3 C
Rio Branco
sábado, 8 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeralPolítica

Vereador Zé Lopes propõe desconto no salário de colegas que atrasam sessões na Câmara de Rio Branco

Mais uma vez, a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco começou com atraso nesta terça-feira, 9 de setembro, descumprindo o horário regimental previsto para as 8h30. O problema, que tem se tornado frequente, gerou críticas do vereador Zé Lopes, do partido Republicanos, que sugeriu a aplicação de desconto salarial para os parlamentares que não comparecem no horário estabelecido.

Durante sua fala, Zé Lopes cobrou uma postura mais rigorosa por parte da presidência da Casa e mencionou o ex-vereador e ex-presidente N. Lima como exemplo de autoridade firme no cumprimento dos horários. Para ele, a falta de pontualidade compromete o bom funcionamento dos trabalhos legislativos e passa uma imagem negativa para a sociedade.

O vereador explicou que a Câmara dispõe de um sistema eletrônico de controle de presença, que registra a entrada e saída dos vereadores nas sessões. Na sua avaliação, o não cumprimento do expediente deveria resultar em desconto na remuneração, como acontece com qualquer outro trabalhador. Lopes lembrou ainda que o regimento interno prevê a primeira chamada para as 8h e, caso não haja quórum, uma segunda chamada para as 8h15. No entanto, às 8h30 desta manhã, apenas seis dos 17 vereadores estavam presentes, quando o mínimo necessário atualmente é de nove número reduzido recentemente, já que antes eram exigidos 11 parlamentares.

Zé Lopes também criticou a falta de cobrança efetiva por parte da presidência da Casa, afirmando que falta uma liderança mais firme para garantir o cumprimento dos horários. Ele citou como exemplo negativo a sessão da última quinta-feira, que durou apenas 26 minutos por conta do baixo quórum, o que, segundo ele, evidencia o descompromisso de parte dos vereadores.

A pauta do dia previa uma audiência pública proposta pelo vereador João Paulo Silva, do partido Podemos, para debater saúde mental e prevenção ao suicídio. A discussão, de grande importância social, especialmente por ocorrer durante o Setembro Amarelo mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio acabou sendo prejudicada pelo atraso no início da sessão.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cerol Mata! Veja o vídeo

Raimundo Souza

Prefeitura prepara mais de 3 mil refeições diárias para abrigados no Parque de Exposições

Jamile Romano

Israel declara emergência e reage em meio a ofensiva do Hezbollah

Raimundo Souza

2ª Vara da Infância e Juventude disciplina acesso e permanência de crianças e adolescentes na Expoacre 2024

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre desarticula quadrilha especializada em roubos de caminhonetes, Justiça condena grupo a mais de 120 anos de prisão

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli anuncia investimentos em segurança, educação e mobilidade em Xapuri

Jamile Romano