33.3 C
Rio Branco
sábado, 8 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeralPolítica

Vereador Zé Lopes propõe desconto no salário de colegas que atrasam sessões na Câmara de Rio Branco

Mais uma vez, a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco começou com atraso nesta terça-feira, 9 de setembro, descumprindo o horário regimental previsto para as 8h30. O problema, que tem se tornado frequente, gerou críticas do vereador Zé Lopes, do partido Republicanos, que sugeriu a aplicação de desconto salarial para os parlamentares que não comparecem no horário estabelecido.

Durante sua fala, Zé Lopes cobrou uma postura mais rigorosa por parte da presidência da Casa e mencionou o ex-vereador e ex-presidente N. Lima como exemplo de autoridade firme no cumprimento dos horários. Para ele, a falta de pontualidade compromete o bom funcionamento dos trabalhos legislativos e passa uma imagem negativa para a sociedade.

O vereador explicou que a Câmara dispõe de um sistema eletrônico de controle de presença, que registra a entrada e saída dos vereadores nas sessões. Na sua avaliação, o não cumprimento do expediente deveria resultar em desconto na remuneração, como acontece com qualquer outro trabalhador. Lopes lembrou ainda que o regimento interno prevê a primeira chamada para as 8h e, caso não haja quórum, uma segunda chamada para as 8h15. No entanto, às 8h30 desta manhã, apenas seis dos 17 vereadores estavam presentes, quando o mínimo necessário atualmente é de nove número reduzido recentemente, já que antes eram exigidos 11 parlamentares.

Zé Lopes também criticou a falta de cobrança efetiva por parte da presidência da Casa, afirmando que falta uma liderança mais firme para garantir o cumprimento dos horários. Ele citou como exemplo negativo a sessão da última quinta-feira, que durou apenas 26 minutos por conta do baixo quórum, o que, segundo ele, evidencia o descompromisso de parte dos vereadores.

A pauta do dia previa uma audiência pública proposta pelo vereador João Paulo Silva, do partido Podemos, para debater saúde mental e prevenção ao suicídio. A discussão, de grande importância social, especialmente por ocorrer durante o Setembro Amarelo mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio acabou sendo prejudicada pelo atraso no início da sessão.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo assegura hemodiálise a mais de 60 pacientes atendidos pelo serviço de nefrologia da Fundhacre

Marcio Nunes

Saiba como adotar um pet do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Mais de 23 mil eleitores no Acre correm risco de ter o título cancelado e ficar impedidos de votar em 2026

Jamile Romano

Vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios serão anunciadas nesta quinta-feira ,17

Jamile Romano

Acre participa de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança

Marcio Nunes

Eduardo Ribeiro destaca importância do SUAS e parabeniza evento estadual de assistência social

Jamile Romano