30.1 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Vendedores ambulantes aproveitam oportunidade de renda extra durante o Carnaval da Família

Atualizada em 04/03/2025 06:54

O Carnaval da Família é uma oportunidade de geração de renda para os vendedores ambulantes. A Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) criou uma estrutura para garantir a participação de empreendedores locais de maneira justa e democrática para que esses profissionais possam movimentar seus negócios durante o evento.

O vendedor João Gomes da Silva ao lado de dois clientes. Foto: Felipe Freire/Secom

Patrícia Parente, diretora de Empreendedorismo da Sete, explicou como o processo de cadastro e seleção funcionou. “Antes de começarmos a Feira do Empreendedor, realizamos um cadastro para todos os empreendedores interessados em participar do Carnaval da Família. Fizemos um sorteio por categorias, como carnes de chapa, comidas típicas e outros, para garantir que o evento fosse o mais justo possível”, afirmou.

O sorteio das vagas foi feito com base nas categorias de produtos, permitindo que os vendedores que se inscreveram pudessem participar de forma igualitária. A estrutura garante que todos tenham a oportunidade de vender seus produtos, e muitos falam que a demanda de vendas durante o evento tem sido excelente.

Vendedor Edson Jesus com seus produtos. Foto: Felipe Freire/Secom

Edson Jesus, 44 anos, trabalha com a venda de máscaras, e comentou sobre a experiência: “Estou vendendo muito, principalmente no domingo. O cadastro foi rápido e tranquilo, não tive nenhum problema”.

Otevilson Sousa, 43 anos, que trabalha com balões, também elogiou o processo. “O cadastro foi rápido e sem tumulto. Eventos como esse são ótimos, porque gera movimento. Todo mundo ganha”, destacou.

Vendedor Otevilson Sousa comercializa balões no Carnaval da Família. Foto: Felipe Freire/Secom

A participação no Carnaval da Família também é uma grande oportunidade para quem já tem anos de experiência, como João Gomes da Silva, 62 anos, que trabalha como vendedor na Praça da Revolução há 40 anos. “O meu cadastro foi fácil e rápido, e em eventos como este, a demanda é maior”, afirmou.

De acordo com Patrícia Parente, o Carnaval da Família é um evento que movimenta a economia local, e também beneficia a economia dos próprios empreendedores. “Esses eventos ajudam a movimentar a economia, pois as pessoas compram acessórios, roupas, além de consumir serviços como brinquedos e comidas típicas. Cada participante do Carnaval contribui de alguma forma para o crescimento da nossa economia”, ressaltou.

Artigos Relacionados

MPAC instaura procedimento para apurar morte durante ação policial em Rio Branco

Jamile Romano

Regulamentação

Jamile Romano

Acre participa do 1º Fórum Nacional de Representantes de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas

Marcio Nunes

Bope leva terapia com cães para crianças em tratamento contra o câncer no Acre

Jamile Romano

Moraes rejeita pedido da CGU em provas usadas contra Bolsonaro

Raimundo Souza

MPAC solicita convocação de 62 aprovados no concurso da Polícia Civil

Jamile Romano