25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Vacinação contra dengue é ampliada para crianças, adolescentes e público com comorbidades

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciou a partir desta segunda-feira, 15, a vacinação em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Em caráter temporário, pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial e renais crônicos), de 20 a 59 anos, também serão contemplados nesta nova fase.

Para receber a vacina, o cidadão deverá comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) portando a carteirinha de vacinação, documento de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e as crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos.

De acordo com a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a faixa etária e o público-alvo devem avançar progressivamente, conforme as recomendações do Ministério da Saúde (MS). “A adesão à vacinação ainda está sendo baixa. Então, é preciso expandi-la para todo o estado, a fim de alcançar o máximo de pessoas possível”, disse a coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles.

Conforme a Nota Técnica n° 002/2024, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre, considerando os grupos com comorbidades, pacientes com hipertensão, diabetes tipo 2 e renais crônicos apresentam uma maior incidência nos casos de dengue.

“Os dados destacam a importância da vigilância e do controle da dengue, especialmente em populações vulneráveis com condições de saúde preexistentes. Por isso, a necessidade de ampliarmos a vacinação também para esse público”, ressaltou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

O Acre foi o primeiro estado da Região Norte a iniciar a vacinação contra a dengue. A expectativa é vacinar, inicialmente, 17.810 pessoas do público-alvo em todo o estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Carlinhos do Pelado, prefeito de Brasiléia, promulga uma lei que permite uma parceria com o Hospital Santa Casa

Raimundo Souza

Mais de 200 policiais farão parte do esquema de segurança do Réveillon da Família em Rio Branco

Marcio Nunes

Prefeitura lança pedra fundamental da construção do Parque Cidade da Criança no Segundo Distrito

Marcio Nunes

Militares apontam lacunas na ligação entre tentativa de golpe e ataques no 8 de janeiro

Raimundo Souza

Empresas atingidas pelas enchentes podem se beneficiar de prorrogação de parcelas de crédito do Banco da Amazônia

Marcio Nunes

Procon realiza capacitação de servidores na Divisão Regional do Purus

Marcio Nunes