27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Urgente: Morre Antônio Aquino Lopes, presidente da Federação de Futebol do Acre

Atualizada em 16/04/2025 10:34

O mundo esportivo acreano amanheceu com a triste notícia do falecimento do presidente da Federação Futebol do Acre senhor Antônio Aquino Lopes. Toniquim como era mais conhecido não apresenta problemas de saúde, mas, na madrugada desta quarta-feira, 16, faleceu em Rio Branco.

Toniquim, como era conhecido, sofreu um quadro crítico de insuficiência respiratória e foi levado ao Pronto Atendimento da clínica Santé, em Rio Branco, onde recebeu os primeiros atendimentos, mas faleceu na madrugada desta quarta-feira.

Natural de Rio Branco,  Aquino formou-se em Direito e logo se destacou como uma figura central na administração do futebol acreano. Em abril de 1984, assumiu a presidência da Federação de Futebol do Acre (FFAC) e, durante sua gestão, protagonizou um momento decisivo na história do esporte local: a profissionalização do futebol no estado, em 1989. Esse avanço não apenas elevou o nível técnico das competições, como também abriu portas para que diversos atletas acreanos ganhassem visibilidade no cenário nacional.

Além de sua atuação no estado, Aquino Lopes também exerceu o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde contribuiu ativamente para o fortalecimento do esporte em âmbito nacional. Seu comprometimento e paixão pelo futebol foram determinantes para o crescimento de clubes e para a projeção de inúmeros talentos acreanos, que encontraram em sua liderança o impulso necessário para alcançar novos patamares.

Com mais de 40 anos de dedicação ao esporte local, Aquino deixa um grande legado na história do futebol no Acre.

 

 

Artigos Relacionados

MPAC nomeia três novos promotores de Justiça Substitutos

Jamile Romano

TJAC orienta que valores de penas pecuniárias sejam repassados para apoiar o Rio Grande do Sul

Jamile Romano

Acre participa do último encontro do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil de 2024, em Brasília

Jamile Romano

Acrelândia: Olavinho Boiadeiro é reeleito prefeito com 73,63% dos votos

Raimundo Souza

Presidente do STF, Barroso pede desculpas à Maria da Penha por omissão

Marcio Nunes

Prefeitura avança em 1.500 quilômetros do Programa Ramais da Dignidade

Marcio Nunes