23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Unidade gestora do Programa REM Acre apresenta plano de investimento aos membros da governança e do poder público

Publicado em 15/06/2024

Representantes da sociedade civil e do poder público participaram da 2ª reunião ordinária da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) realizada na tarde desta sexta-feira, 14, no formato online.

A reunião conduzida pela coordenadora da Ceva, Daniela Dias, da ONG SOS Amazônia, sob a coordenação técnica do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), tratou sobre a apresentação da proposta do plano de investimentos para conclusão da segunda fase do Programa REM Acre (2024/2026).

Inicialmente, a coordenadora da unidade gestora do programa na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo, apresentou um detalhamento das ações já realizadas pelas subexecutoras e uma análise atual da execução.

Marta Azevedo, coordenadora do Programa REM Acre, apresentou o plano de investimento aos membros da governança. Foto: reprodução

Em seguida, a gestora apresentou a proposta e o resumo da repartição de benefícios relativo às últimas duas parcelas do desembolso no valor aproximado de R$ 59 milhões (valor sujeito a variação cambial), conforme previsto no contrato de cooperação com a Alemanha e o Reino Unido.

Marta Azevedo apresentou ainda os desafios a serem alcançados para o cumprimento das metas de redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE) oriundos do desmatamento estipulada em 5,2 milhões de toneladas de Dióxido de Carbono (CO2), equivalente a uma área de 330 km² por ano.

Ceva é composta por cinco representantes da sociedade civil organizada e outros cinco do poder público. Foto: reprodução

A proposta do plano de investimento debatido com os membros da governança prevê uma série de compromissos a serem cumpridos pelas secretarias e autarquias governamentais,  responsáveis pela execução de projetos  que beneficiam os territórios indígenas, a produção familiar, extrativistas, pecuária diversificada e ações voltadas para o fortalecimento das instâncias de governança, comunicação, transparência e metas para Redução do Desmatamento e Degradação florestal (REDD+).

Desde o início da pandemia (2020), a execução do programa sofreu alguns prejuízos, que desaceleram o cumprimento das metas previstas, enquanto outras precisaram passar por revisão e adequação, após o período pandêmico.

O objetivo da proposta é tornar as ações mais eficazes para melhor execução e o alcance das metas pactuadas desde 2012, quando o governo do Acre celebrou a cooperação internacional com a Alemanha, por meio do Banco KfW, para execução do primeiro programa de REDD+ Jurisdicional, o REM Acre.

Acompanhado de sua equipe técnica, presidente do IMC, Leonardo Carvalho, participou reunião da governança do Sisa. Foto: reprodução

Saiba mais

Criado pela Lei Estadual nº 2.308/2010, o Sisa é uma política pública ambiental adotada pelo Estado, que reúne estratégias e instrumentos que beneficiam quem produz com sustentabilidade e conserva o meio ambiente.

As ações do Sisa são guiadas pela transparência, participação social e compromisso técnico científico, exercidos por meio da Ceva, Câmara Temática Indígena e de Mulheres (CTI e CTM) e o Comitê Científico, ambos sob a coordenação técnica do IMC.

Foi a política do Sisa que possibilitou a cooperação entre o Acre e a Alemanha para implementação do REM (na tradução: REDD+ para pioneiros). A iniciativa reúne uma série de projetos voltados para conservação das florestas e melhoria de vida de milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Coordenadora do Programa REM Acre, Marta Azevedo, apresentou os principais desafios para o cumprimento das metas de redução do desmatamento. Foto: reprodução

O REM é uma iniciativa da Alemanha, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e do Banco KfW.  Na segunda fase conta também com apoio financeiro do Reino Unido, por meio do Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inauguração da Central de Referência em Educação Especial se torna marco para a inclusão no Acre

Marcio Nunes

Estande de educação da prefeitura de Rio Branco na expoacre: inovações e tradições em prol do Ensino Infantil

Jamile Romano

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões

Kevin Souza

Rio Acre recua para 14,88 metros e Defesa Civil diz que iniciará desmobilização de dois abrigos Saimo Martins 31/12/2025 6:11 am Foto: Sérgio Vale Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​ ENTRE NO GRUPO O nível do Rio Acre registrou nova queda na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Às 5h16, o manancial marcou 14,88 metros, permanecendo em vazante, embora ainda acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, nas últimas 24 horas foi registrado volume de chuva de 11,60 milímetros. A cota de alerta do rio segue fixada em 13,50 metros. Anúncio Com a redução do nível das águas, a Defesa Civil informou que, a partir das 8h desta quarta-feira, começará o retorno das famílias que estavam abrigadas em espaços públicos da Prefeitura de Rio Branco para suas residências. Neste primeiro momento, serão desmobilizados dois abrigos ativados em razão da enxurrada registrada no dia 26 de dezembro. As famílias que retornarem para casa receberão apoio humanitário, como forma de garantir assistência neste processo de desmobilização. Segundo a Defesa Civil, a medida faz parte do protocolo de resposta adotado pelo município durante situações de emergência provocadas por enchentes. Os abrigos que serão desativados nesta etapa funcionavam na Escola Municipal Álvaro Rocha e na Escola Municipal Anice Dib Jatene.

Kevin Souza

Homem é condenado por observar vizinhas através de buraco no muro

Jamile Romano

Rio Acre atinge 15,36 metros e mantém tendência de elevação em Rio Branco

Kevin Souza