25.5 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

União entre Deracre, SPU, Iteracre e Bombeiros busca destravar áreas públicas em Xapuri

Atualizada em 12/05/2025 16:26

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), reforçou, nesta segunda-feira, 12, a atuação na regularização fundiária do aeródromo de Xapuri, em reunião com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Administração (Sead) e representantes da Comissão de Regularização Fundiária do município. A área em pauta envolve o aeródromo de Xapuri, administrado pelo Deracre, além de terrenos no bairro Mutirão e o prédio dos bombeiros.

A proposta é agilizar o processo de titularização junto à União, o que inclui a doação oficial dos espaços ao Estado e, em alguns casos, à prefeitura. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o encontro reforça a importância da união entre os órgãos para destravar processos que impactam diretamente a população.

“Essa articulação permite garantir segurança jurídica para áreas que são fundamentais para o funcionamento dos serviços públicos e o planejamento urbano de Xapuri”, destacou.

Responsável pelas ações técnicas de desmembramento e regularização da área, a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, explicou o papel do instituto no avanço do processo:

“Temos buscado uma solução definitiva para a área do bairro Mutirão, em Xapuri, que abrange o Corpo de Bombeiros e o aeródromo. Sabemos da importância dessa regularização para o desenvolvimento local e para a segurança jurídica das instituições e moradores. Na reunião de hoje, reafirmamos nosso compromisso com a parte que cabe ao Iteracre: elaborar as peças técnicas necessárias para o desmembramento da área e encaminhá-las à SPU, permitindo o avanço no processo de legalização”, explicou.

O superintendente da SPU no Acre, Tiago Mourão, afirmou que os processos estão avançando em ritmo acelerado, com prioridade para áreas que envolvem infraestrutura pública e interesse social. A previsão é de que a regularização do aeródromo seja concluída nos próximos meses. O Deracre acompanha de perto todas as etapas do processo, garantindo que as condições legais estejam adequadas para que o aeródromo continue operando com segurança e dentro da legalidade.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Caso Yara Paulino: Polícia Civil cumpre mandados na Cidade do Povo em busca de envolvidos no crime

Jamile Romano

Carnaval 2024: Rio Branco terá ônibus circulando até meia-noite durante as 5 noites

Jamile Romano

Educação do Acre realiza 2º Seminário de Psicologia para fortalecer a atenção psicossocial nas escolas

Marcio Nunes

PRF apreende pássaros transportados ilegalmente em Assis Brasil

Jamile Romano

A busca por novos conhecimentos: mais do que carreira, é transformação de vida

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco garante acolhimento para animais de famílias em risco de alagamento

Raimundo Souza