30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Ufac registra patente de processo inovador para produção de nibs de cupuaçu

Publicado em 23/03/2025
A Universidade Federal do Acre (Ufac) conquistou o registro da patente “Processo físico de separação dos nibs e dos tegumentos de amêndoas fermentadas e secas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) K. Schum)”. Desenvolvido em parceria com a Cooperativa Reca, o método permite a separação eficiente dos nibs e tegumentos da fruta, tornando viável a produção de nibs de cupuaçu, produto alimentício de alto valor agregado e matéria-prima para fabricação de cupulate, análogo ao chocolate.

A pesquisa foi conduzida por professores e alunos da Ufac, junto com técnicos e agricultores da cooperativa, referência na agricultura familiar. Além do impacto econômico, a inovação agrega valor à produção local e fortalece práticas sustentáveis no setor.

Ufac registra patente de processo inovador para produção de nibs de cupuaçu

O processo patenteado utiliza uma combinação de técnicas para a separação dos nibs e tegumentos das amêndoas fermentadas de cupuaçu. A torração ocorre em forno não rotativo a 130°C, seguida por trituração mecânica e peneiração em diferentes malhas. A inovação está na aplicação do método de floculação em água, que permite separar os nibs das cascas de maneira mais eficiente e com menor custo, garantindo um alto rendimento e qualidade do produto final.

Para o professor Eduardo Pacca Luna Mattar, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), a remoção do tegumento das amêndoas de cupuaçu sempre foi um desafio para a cadeia produtiva. “Diferentemente do cacau, esse processo no cupuaçu é mais difícil. Nossa patente criou um método de baixo custo para essa separação, viabilizando a produção dos nibs de forma mais acessível e eficiente”, explicou.

Ufac registra patente de processo inovador para produção de nibs de cupuaçu

O pedido da patente foi depositado em 1º de agosto de 2023 e publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 4 de fevereiro de 2025.

A iniciativa contou com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Edital nº 01/2020 do Programa de Residência Profissional Agrícola.

A gestão do processo de patente foi conduzida pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia (NGCTEC), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg). “Levamos a ideia ao NGCTEC e recebemos todo suporte para os trâmites junto ao INPI”, disse Mattar.

Os experimentos foram realizados na Unidade de Tecnologia de Alimentos (UTAL) da Ufac. “Esse é um marco para a universidade”, destacou Mattar.

(Assessoria UFAC)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito de Rio Branco realiza visita técnica às obras da maior creche do Estado do Acre

Raimundo Souza

Pelo sétimo mês consecutivo, Acre tem saldo positivo na geração de emprego e acumula mais de 6,1 mil novos postos no ano

Raimundo Souza

O presidente da republica Luiz Inácio Lula da Silva recebe alta hospitalar e volta para casa

Raimundo Souza

Navio-hospital inicia atendimentos com meta de beneficiar 10 mil pessoas no Juruá

Jamile Romano

Petecão propõe ampliar auxílio econômico para barcos de pesca a gasolina na Região Norte

Jamile Romano

Fux vota pela absolvição total do ex-ministro Anderson Torres

Redacao