25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ufac atinge, pela 1ª vez, nota 4 de 5 na escala de melhores instituições de ensino do país

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira, 2, os resultados de três Indicadores de Qualidade de Educação Superior-2022. Pela primeira vez a Ufac atingiu a faixa 4 do Índice Geral de Cursos (IGC), que considera a qualidade das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), em cursos de graduação, e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes às pós-graduações stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso, numa escala de 1 a 5.

Outros Indicadores de Qualidade da Educação Superior e detalhados hoje foram o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o CPC. O IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos ingressantes na educação superior. Já o CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (infraestrutura).

Em 2022 foram avaliados quatro cursos de graduação: Direito (nos dois campi da Ufac); Jornalismo, Ciências Econômicas e Psicologia. Todos os cursos avaliados nesse ciclo avaliativo de 2022 atingiram IDD 3. Em relação ao CPC os cursos de Direito de Rio Branco e Cruzeiro do Sul atingiram o conceito 4 e os demais cursos avaliados, CPC 3. No conceito Enade, já divulgado em 2023, o curso de Direito em Rio Branco obteve nota máxima, 5, e Direito de Cruzeiro do Sul, 4, considerado com rendimento superior à média esperada. Os demais cursos avaliados obtiveram conceito 3, numa escala de 1 a 5, considerado satisfatório.

 

[UFAC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre intensifica trabalho de recuperação das rodovias do estado

Marcio Nunes

Ministério Público vai a abrigo exclusivo para autistas e elogia ações da prefeitura

Jamile Romano

Novo PAC: governo reforça pedido de inclusão de projetos de abastecimento para municípios do interior

Marcio Nunes

Segurança e Saúde do Estado fazem resgate de paciente em aldeia indígena de Assis Brasil

Jamile Romano

Obras para conter desbarrancamento na região da passarela Joaquim Macedo tem inicio prejudicado por causa das chuvas

Marcio Nunes

Governador anuncia mais de R$ 8,2 milhões em obras que vão transformar saúde e segurança de Brasileia

Marcio Nunes