25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Turista chilena denuncia liderança indígena por estupro durante visita em comunidade no AC; suspeito nega

Publicado em 03/07/2025

A turista chilena Loreto Belen acusa o líder indígena Isaka Ruy de estuprá-la durante uma vivência na Aldeia Me Nia Ibu (São Francisco), do povo Huni Kuî, em Feijó, interior do Acre. Ela registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que confirmou a investigação. A jovem também denunciou o caso pelas redes sociais, em um vídeo que relata o que ocorreu. Suspeito nega o crime.

Em um perfil nas redes sociais, Loreto se descreve como nutricionista, terapeuta integral, estudante de medicinas ancestrais e médium. Ela visitou a terra indígena pela primeira vez em janeiro deste ano, quando passou 15 dias estudando a medicina da floresta.

No dia 15 de maio, ela voltou à comunidade para viver outra experiência na natureza. A turista comprou um pacote por cerca de R$ 5,5 mil para ficar várias semanas no local.

Contudo, segundo ela, a experiência tornou-se um pesadelo quando Isaka Ruy, um dos líderes indígenas, teria começado a tocar suas partes íntimas durante algumas atividades, tentado beijá-la à força e a estuprado no dia 17 de junho.

No dia 23 de junho, Loreto Belen procurou a delegacia para fazer a denúncia. A Polícia Civil de Feijó informou que instaurou um inquérito. O delegado Dione dos Anjos Lucas, que investiga o caso, explicou que a vítima foi ouvida na delegacia, fez exames médicos no hospital do município e apresentou vídeos gravados nos momentos do abuso.

Ele não informou se vai se apresentar à polícia para ser ouvido. “No momento, só tenho a certeza que vou provar minha inocência”, resumiu.

O delegado destacou que ainda não conseguiu ouvir o suspeito nem os familiares dele.

Ao g1, Isaka negou o crime, disse que prefere não falar sobre o caso e que já há um processo em andamento. Ele é procurado pela Polícia Civil de Feijó para prestar esclarecimentos sobre os fatos.

A turista recebeu ainda apoio e assistência do Departamento Bem Me Quer da Polícia Civil, que auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade, e do Organismo de Políticas Públicas para Mulheres (OPM).

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cultura organizacional ágil: o papel das equipes estratégicas no sucesso das empresas

Raimundo Souza

Marfisa Galvão é confirmada como pré-candidata a vice-prefeita de Marcus Alexandre

Marcio Nunes

Prefeitura entrega URAP Maria Barroso revitalizada com novo CAPS Infantil no Bairro Sobral

Marcio Nunes

Empresa é autuada por afixar cartazes em muros e postes causando poluição visual

Marcio Nunes

Acre participa do 2º Encontro Conexão Etnoturismo em Rondônia

Raimundo Souza

Governo do Acre decreta situação de emergência devido às cheias dos rios

Jamile Romano