29.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

TSE derruba decisão que deixou Grass inelegível por oito anos

Atualizada em 15/05/2024 10:34

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quarta-feira (14) derrubar a decisão que tornou inelegível Leandro Grass, candidato ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2022.

Por unanimidade, a maioria dos ministros aceitou recurso protocolado pela defesa do político, segundo colocado no pleito. Atualmente, Grass é presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em março deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF condenou Grass e Olgamir Amancia Ferreira, candidata à vice, à inelegibilidade por oito anos após concluir que o candidato realizou campanha negativa contra o governador Ibaneis Rocha no horário eleitoral gratuito e na internet.

Ao analisar o recurso, o TSE seguiu voto proferido pelo ministro André Ramos Tavares. Para o ministro, não é possível concluir pelas provas do processo que houve divulgação de desinformação contra a campanha de Ibaneis.

“Os elementos trazidos aos autos não são suficientes para afirmar a existência de veiculação de propaganda contendo notícias falsas sabidamente inverídicas ou gravemente descontextualizadas”, afirmou o ministro.

Durante o julgamento, o advogado Jonatas Moreth Mariano, representante da campanha de Grass, afirmou que a campanha fez colocações sobre o descumprimento de promessas de campanha no primeiro mandato de Ibaneis e não divulgou fatos sabidamente inverídicos.

“O que tentou a coligação recorrida foi calar a chapa oposicionista. Para a chapa recorrida não é admissível criticar a gestão, uma qualificação de um governo incompetente ou mentiroso”, afirmou a defesa.

 

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Ainda estou aqui: direita praticamente silencia sobre Oscar

Raimundo Souza

Em atrito com os EUA, a China investe para ligar o Brasil ao Pacífico

Raimundo Souza

Alexandre de Moraes receberá Conselho Federal de Medicina para discutir aborto

Jamile Romano

Marina Silva defende atuação técnica do Ibama na Foz do Amazonas

Jamile Romano

Prisão é o fim da minha vida, estou com 70 anos, diz Bolsonaro

Raimundo Souza

Após Moraes suspender X, Nikolas propõe paralisação imediata do Congresso Nacional

Raimundo Souza