26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

TSE: Cármen Lúcia fala em urna ‘segura e inquestionável’; assista

Publicado em 06/10/2024

Presidente da Corte Eleitoral fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV neste sábado


Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou em pronunciamento na TV a importância do voto e a segurança das urnas eletrônicas para as eleições que vão definir prefeitos e vereadores em 5.569 cidades do país neste domingo (6).

No discurso, a magistrada reforçou que a urna é “segura, auditável e inquestionável” e também pediu uma votação “sem hostilidades”.

– O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse – disse a magistrada na gravação divulgada na noite deste sábado (5).

– Vamos caminhar juntos, atentos, sem hostilidades nem desalentos insuperáveis – acrescentou, reforçando a participação de quem pensa igual e de quem pensa diferente no processo eleitoral.

Assista:

A ministra votou em seu colégio eleitoral em Belo Horizonte logo após a abertura das urnas, no começo da manhã deste domingo.

Neste sábado, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou a exclusão de um vídeo publicado pelo candidato Pablo Marçal (PRTB) com um laudo médico ilegítimo contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). A perícia da Polícia Civil paulista apontou que o documento não é verdadeiro.

A ministra tem sido cautelosa ao abordar o assunto com a sua equipe no TSE e não deve se manifestar oficialmente sobre o caso, pois há o entendimento de que ela e os ministros da Corte podem vir a julgar o processo.

O TSE é uma Corte recursal, portanto será o primeiro a se posicionar caso as campanhas de Boulos e Marçal recorram da decisão do juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral, que determinou a exclusão do vídeo, mas manteve ativas as contas do candidato do PRTB.

Com informações AE e Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ainda precisa tomar a vacina da Covid a cada 6 meses? Entenda como está a vacinação

Jamile Romano

Defesa Civil fará teste de alerta de emergência neste sábado para aprimorar resposta a situações de risco

Kevin Souza

Socorro Neri Apresenta PL para Isenção de Imposto de Renda a Profissionais da Educação

Raimundo Souza

BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU

Marcio Nunes

Ageac realiza ação educativa no Via Verde Shopping como parte da campanha Maio Amarelo

Raimundo Souza

STF: Moraes reage e manda juntar entrevistas e posts de Eduardo a ação

Raimundo Souza