24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Trump promete execuções após Biden mudar pena de condenados

Donald Trump Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE / POOL ARCHIVO

Republicano se manifestou por meio de rede social

Na terça-feira (24), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu “prosseguir vigorosamente” com a pena capital depois que o atual presidente Joe Biden comutou as sentenças da maioria das pessoas no corredor da morte federal, em parte para impedir que Trump levasse adiante suas execuções.

O republicano criticou a decisão de Biden de alterar as sentenças de 37 dos 40 condenados para prisão perpétua sem liberdade condicional, argumentando que isso não fazia sentido e insultava as famílias das vítimas.

– Joe Biden acaba de comutar a pena de morte de 37 dos piores assassinos de nosso país. Quando você ouvir os atos de cada um, não vai acreditar que ele fez isso. Não faz sentido – comentou.

Em outro post, ele disse que instruirá o Departamento de Justiça a buscar vigorosamente a pena de morte para proteger as famílias e crianças americanas.

– Assim que eu for empossado, instruirei o Departamento de Justiça a buscar vigorosamente a pena de morte para proteger as famílias e crianças americanas de estupradores violentos, assassinos e monstro – escreveu Trump na rede Truth Social.

Historicamente, os presidentes não têm nenhum envolvimento em ditar ou recomendar as punições que os promotores federais buscam para os réus em casos criminais, embora Trump tenha buscado há muito tempo um controle mais direto sobre as operações do Departamento de Justiça.

O presidente eleito escreveu que instruiria o departamento a buscar a pena de morte “assim que eu for empossado”, mas foi vago sobre quais ações específicas ele poderia tomar e disse que seriam em casos de “estupradores violentos, assassinos e monstros”.

*AE/Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Quem tem o maior salário: Presidente do Brasil ou dos EUA?

Raimundo Souza

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina e frutas

Raimundo Souza

Com ata publicada, STF se aproxima da ordem de prisão de Bolsonaro

Redacao

Perícia aponta erro do TCU em ação que condenou Deltan

Raimundo Souza

STJ agiliza trâmites e redefine para 3 de dezembro o julgamento de Gladson Cameli

Kevin Souza

Bruno Moraes aponta temas mais delicados na revisão do Plano Diretor de Rio Branco

Kevin Souza