23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Mundo

Trump levanta a voz com Zelensky, bate-boca e o chama de ‘desrespeitoso’ com os EUA: ‘Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial’

Publicado em 28/02/2025

Numa cena rara entre dois líderes mundiais, o presidente dos EUA, Donald Trump, bateu boca e aumentou o tom de voz com Volodymyr Zelensky em encontro dos dois na Casa Branca nesta sexta-feira (28), dizendo que o presidente da Ucrânia está jogando com o risco de uma “Terceira Guerra Mundial”.

Por causa da discussão, um acordo entre EUA e Ucrânia não foi assinado. Zelensky saiu da Casa Branca sem conceder a tradicional entrevista após o encontro e cancelou todas as suas aparições públicas em Washington.

Em uma reunião transmitida ao vivo e diante da imprensa, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022, depois de a Rússia invadir o território ucraniano.

Os EUA eram aliados de primeira hora da Ucrânia durante o governo Biden. Quando Trump assumiu, no entanto, a Casa Branca se aproximou do presidente Vladimir Putin, da Rússia, chegando a discutir um acordo para encerrar a guerra sem a presença dos representantes de Kiev.

‘Desrespeitoso’

O bate-boca começou nos dez dos 45 minutos finais em que os dois presidentes se encontraram no Salão Oval da Casa Branca. Zelensky se mostrou desconfiado quanto ao compromisso de Putin de encerrar a guerra. Ele chamou Putin de “assassino”.

(globo.com)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo brasileiro teme caminho livre de Trump no Congresso dos EUA

Raimundo Souza

Ucrânia virou vazio de gente e de esperança após 3 anos de guerra contra Rússia

Raimundo Souza

OMS: 300 mil mulheres morrem anualmente em razão de gravidez ou parto

Marcio Nunes

Putin fala em 3ª Guerra Mundial e mundo entra em estado de alerta

Raimundo Souza

Com ampliação, Brics ganha peso na política global e une diferentes

Raimundo Souza

Trump diz que impôs tarifas altas ao Brasil porque país faz ‘algo muito infeliz’

Raimundo Souza