24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Mundo

Trump levanta a voz com Zelensky, bate-boca e o chama de ‘desrespeitoso’ com os EUA: ‘Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial’

Numa cena rara entre dois líderes mundiais, o presidente dos EUA, Donald Trump, bateu boca e aumentou o tom de voz com Volodymyr Zelensky em encontro dos dois na Casa Branca nesta sexta-feira (28), dizendo que o presidente da Ucrânia está jogando com o risco de uma “Terceira Guerra Mundial”.

Por causa da discussão, um acordo entre EUA e Ucrânia não foi assinado. Zelensky saiu da Casa Branca sem conceder a tradicional entrevista após o encontro e cancelou todas as suas aparições públicas em Washington.

Em uma reunião transmitida ao vivo e diante da imprensa, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022, depois de a Rússia invadir o território ucraniano.

Os EUA eram aliados de primeira hora da Ucrânia durante o governo Biden. Quando Trump assumiu, no entanto, a Casa Branca se aproximou do presidente Vladimir Putin, da Rússia, chegando a discutir um acordo para encerrar a guerra sem a presença dos representantes de Kiev.

‘Desrespeitoso’

O bate-boca começou nos dez dos 45 minutos finais em que os dois presidentes se encontraram no Salão Oval da Casa Branca. Zelensky se mostrou desconfiado quanto ao compromisso de Putin de encerrar a guerra. Ele chamou Putin de “assassino”.

(globo.com)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Milei será o primeiro presidente a ser recebido por Donald Trump após vitória

Raimundo Souza

Procissão, caixão aberto de madeira e zinco com sepultamento fora do Vaticano. Veja como será o funeral do Papa Francisco em gráficos

Raimundo Souza

EUA pedem relação detalhada de votos, e maioria dos países questiona resultado na Venezuela

Jamile Romano

De Chicago a Chiclayo: Peru festeja eleição de Leão como a de seu 1º papa

Jamile Romano

O megaporto recém-inaugurado pela China no Peru (e seu impacto para o Brasil)

Raimundo Souza

Conheça o programa secreto de Israel que pode ter 90 bombas atômicas

Raimundo Souza