25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

TRIBUNA LIVRE: Entrevista com Dr. Luizinho Silva

Foto:  Apresentador Antônio Muniz, Dr. Luizinho Silva, Narciso Mendes e Osmir Lima/ Reprodução

O Dr. Luizinho Silva foi entrevistado no programa TRIBUNA LIVRE da TV RIO BRANCO Canal 8.1, pelo competentíssimo jornalista e apresentador Antônio Muniz com participação especial dos mediadores Osmir Lima e Narciso Mendes.

A entrevista se deu em torno das  articulações políticas no Acre para as eleições de 2026 . O convidado principal foi o Professor Luizinho Silva, coordenador dos partidos AGI, Avante e PMN, que formaram uma aliança chamada “Um Novo Acre Começa Agora”

Os principais tópicos abordados na entrevista foram:

  • Aliança Partidária e Eleições de 2026:

    • Os partidos AGIR 36, Avante e PMN se uniram para lançar candidatos próprios ao governo, Senado e chapas completas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
    • Essa união não é uma federação nacional, mas uma aliança local no Acre.
    • Dr. Luizinho Silva explica que a federação não é viável em nível nacional porque partidos com fundos partidários significativos, como o Avante (que tem um fundo de aproximadamente R$65 milhões), não têm interesse em se unir a partidos com menos recursos. Ele argumenta que o Avante possui sete deputados federais.
    • A meta da aliança é eleger um deputado federal, apesar do quociente eleitoral ser alto (cerca de 50.000 votos).
    • Há um debate sobre a eficácia de não federalizar os partidos, com a bancada de debatedores questionando a capacidade de eleição de candidatos majoritários e estaduais com essa estratégia .
  • Projeto de Desenvolvimento Econômico para o Acre:

    • O Professor Luizinho Silva enfatiza que o foco da aliança é um plano de desenvolvimento econômico para o Acre, que ele não vê como possível sem a participação política.
    • As prioridades do projeto incluem:
      • Fomentar o mercado exterior e a integração regional, aproveitando a localização geopolítica do Acre como porta de entrada e saída para o mercado internacional.
      • Industrializar o Acre com base nos recursos existentes e atrair mais empresários para a região.
      • Criar um “hub de negócios” que integre empresas, empreendedores, indústrias, universidades, sociedade e agricultura familiar.
      • Criar um banco regional de desenvolvimento econômico para fomentar a economia local.
      • Realizar a regularização fundiária para facilitar o acesso a recursos.
      • Criar uma zona de livre comércio Acre-Peru-Bolívia com 30 anos de isenção fiscal para atrair investimentos.
    • Ele critica a dependência do setor público como empregador no Acre e a alta taxa de desemprego, que contribui para a criminalidade.
    • Acredita que a industrialização é a chave para a geração de emprego e renda, diferentemente da pecuária e agronegócio que geram riqueza, mas não distribuem empregos em grande escala .
  • Críticas ao Cenário Político Atual:

    • Os debatedores e o Professor Luizinho criticam a forma como os fundos eleitorais são distribuídos, a transformação de partidos políticos em “fonte de renda e emprego”, e a dificuldade de encontrar políticos que debatam projetos e propostas de desenvolvimento.
    • Há um consenso de que a polarização política e a “política do conchavo” no Congresso Nacional prejudicam o desenvolvimento do país .
    • O Professor Dr. Luizinho reconhece que suas ideias podem parecer uma “voz no deserto”, mas expressa sua persistência em levantar a bandeira do desenvolvimento econômico para o Acre, mesmo que os resultados eleitorais não sejam imediatos.

Em resumo, o programa aborda a estratégia política de uma nova aliança no Acre, focada em um projeto de desenvolvimento econômico ousado para o estado, contrastando com as práticas políticas tradicionais e a dependência de fundos partidários.

Veja no canal do  YOUTUBE do TRIBUNA LIVRE:

:

Conheça um pouco do político Dr. Luizinho:

Atuação política com foco no desenvolvimento
Como Tesoureiro Estadual do Partido Agir 36 no Acre, tem atuado para fortalecer a presença da legenda nos debates sobre desenvolvimento regional, geração de renda e inovação na gestão pública. É também cofundador do Fórum de Governança do Acre, instituição que busca aproximar a sociedade civil das decisões públicas com base em dados, planejamento e responsabilidade social.

“Nosso compromisso é com o futuro do Acre e da Amazônia. Acreditamos que é possível gerar crescimento econômico com responsabilidade social, valorizando nossos talentos e aproveitando todo o potencial que temos na região”, afirma o líder.

 Formação sólida e atuação estratégica
Com graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra – Manaus), também é formado em Teologia pela SOBPEV e Contabilidade, com registro no CRC-AM. Soma à sua formação duas especializações: em Direito Constitucional e em Docência do Ensino Superior, além de cursar pós-graduações em Segurança Pública (GranCursos Pós) e Governança e Planejamento Estratégico (UNINTER).

Sua formação multidisciplinar sustenta uma atuação estratégica, que vai da análise técnica à articulação institucional, passando pelo diálogo com comunidades, prefeituras e o governos estaduais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

STF julga indulto de Bolsonaro a condenados por Massacre do Carandiru

Redacao

Governo do Acre realiza mutirão de cirurgias de cistoscopia para diagnóstico e controle de câncer urológico

Raimundo Souza

Iapen prorroga prazo de inscrição para seleção de instrutores do treinamento de novos policiais penais

Jamile Romano

Forças de segurança realizam operação integrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Marcio Nunes

Gilmelândia anima o público no show de encerramento do Carnaval da Família

Raimundo Souza

Greve no transporte coletivo começa nesta quarta (10) e paralisa ônibus por tempo indeterminado em Rio Branco

Kevin Souza