24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

TRE-AC tem resultado excepcional no eixo transparência do CNJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) alcançou 96,84% no Ranking de Transparência do Poder Judiciário 2025, segundo dados preliminares divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 6 de junho. O resultado representa um avanço importante, já que em 2024 o Tribunal não obteve pontuação e ficou na última colocação. Agora, com 80 pontos no eixo de transparência, o TRE-AC mostra seu compromisso em tornar as informações mais acessíveis e claras para toda a sociedade.

A colocação do TRE-AC refere-se tanto aos Tribunais Regionais Eleitorais quanto aos demais Tribunais brasileiros. Um dos destaques da avaliação foi a reformulação do portal de informações da Justiça Eleitoral do Acre, que tornou a navegação mais intuitiva e o acesso às informações mais simples para o público interno e externo. Outra iniciativa foi o desenvolvimento de ferramenta de Business Intelligence (BI), que contribuiu para o monitoramento das ações inerentes ao módulo transparência com ênfase em cada área envolvida.

A avaliação do CNJ sobre a transparência do Poder Judiciário tem como objetivo principal garantir que os tribunais brasileiros sigam padrões de clareza, acessibilidade e eficiência na divulgação de informações públicas. Esse monitoramento busca assegurar que o Judiciário seja transparente em suas ações, permitindo que a sociedade tenha acesso a dados importantes, como decisões judiciais, orçamentos, contratações, licitações e outros aspectos relacionados à administração da Justiça.

“Essa conquista evidencia o compromisso do TRE-AC com a transparência e a eficiência na prestação de serviços públicos. É de nosso interesse, como gestores, que toda a população tenha acesso ao funcionamento e a todas as informações relativas à instituição pública da Justiça Eleitoral. Tenho certeza absoluta de que essa vitória é de todas as pessoas que integram o quadro deste Tribunal”, reforçou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.

[Ascom/TRE-AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli prestigia formatura de jornalismo da Universidade Federal do Acre

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre cumpre mandado de prisão preventiva por roubo a residência

Jamile Romano

Governo inicia as inscrições para a Cavalgada 2024 nesta quarta-feira

Raimundo Souza

Estado apresenta ao Ministério das Relações Exteriores propostas para combater imigração ilegal e o tráfico internacional de pessoas

Marcio Nunes

Sesacre realiza roda de conversa com foco na identificação e combate à violência contra a mulher

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre conclui curso de Conciliação e Mediação de Conflitos para 23 novos conciliadores

Raimundo Souza