24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

TJAC manda suspender imediatamente greve dos servidores da educação em Rio Branco

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) determinou, nesta segunda-feira (2), a suspensão imediata da greve dos servidores da educação municipal de Rio Branco. A decisão foi tomada pelo desembargador Lois Arruda, que classificou o movimento, iniciado em 22 de maio, como ilegal e abusivo.

Segundo o magistrado, a paralisação desrespeitou exigências previstas na Lei de Greve (Lei nº 7.783/1989), como o esgotamento das negociações com o poder público e a comunicação formal do movimento por parte do SINPROAC, sindicato que representa os professores da rede básica.

“A greve, em tal caso, não pode ocorrer sem que todas as possibilidades de diálogo com o ente público sejam esgotadas, mesmo que esse processo seja demorado”, afirmou Arruda.

A prefeitura alegou que os sindicatos Sinteac e SINPROAC não cumpriram requisitos legais como o aviso prévio de 72 horas e a manutenção de, no mínimo, 30% dos serviços essenciais. Ainda conforme o município, a paralisação afetou 47 escolas, prejudicando o direito à educação de crianças e adolescentes.

O governo municipal também argumentou que está impedido de conceder reajustes salariais ou benefícios aos servidores, em razão das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A decisão prevê multa de R$ 50 mil caso os sindicatos descumpram a ordem judicial e exige o retorno de 100% dos servidores às atividades. O Sinteac ainda deverá apresentar documentos que comprovem a legalidade da assembleia que aprovou a greve.

A medida segue válida até o julgamento final do processo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Seagri entrega 115 mil mudas de café a produtores do Bujari

Marcio Nunes

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 12 de setembro

Jamile Romano

Segurança Pública entrega viaturas ao Acre Pela Vida, Corpo de Bombeiros e MPAC

Kevin Souza

Assessor de Comunicação da prefeitura de Rio Branco, diz que facções criminosas no Acre nasceram de mãos dadas com o PT

Marcio Nunes

Defensoria Pública do Acre alerta sobre golpes de cobranças por serviços jurídicos

Marcio Nunes

Deputados da Aleac se unem à campanha Juntos Pelo Acre e doam 250 cestas básicas e mil pacotes de água mineral

Jamile Romano