23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TJAC inspeciona 100% das unidades socioeducativas do Acre

Publicado em 17/01/2025

O Poder Judiciário do Acre, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), inspecionou 100% das unidades socioeducativas do Acre em 2024. As inspeções têm a finalidade de garantir o cumprimento dos direitos dos adolescentes, assegurando que as condições dessas unidades estejam em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira e pelos direitos humanos.

Os dados mais recentes, referentes às inspeções judiciais realizadas entre setembro e outubro de 2024 apresentados pelo Painel de Inspeções no Socioeducativo, recém lançado pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e que apresenta dados nacionais em formato inédito sobre o sistema que recebe adolescentes e jovens a quem se atribui a prática de ato infracional, apontam que a taxa de ocupação das oito unidades socioeducativas inspecionadas está com 114 adolescentes internados da capacidade total de 357, o que equivale apenas 31,93% da taxa de ocupação.

Segundo dados do painel, 95.6% desses adolescentes são do gênero masculino, e a maioria tem 17 anos (35%). Em relação à raça/cor, 70.3% se identificam como pardos, 11.9% como pretos, 5.1% como indígenas.

Na ferramenta ainda é possível acessar informações como número de óbitos, suicídios nas unidades e processos abertos sobre tortura. Também foram incluídos dados sobre adolescentes gestantes, lactantes, população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e com transtornos mentais, dados sobre o quadro de pessoal, além do acompanhamento detalhado das inspeções realizadas.

O supervisor do GMF/TJAC, desembargador Francisco Djalma, explicou que a inspeção judicial é um mecanismo fundamental para assegurar que o sistema socioeducativo funcione de maneira justa, eficiente e respeitosa aos direitos dos adolescentes.

A coordenadora da CIJ/TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, enfatizou que o lançamento do Painel de Inspeções no Socioeducativo ajuda na formulação de políticas públicas mais eficazes. “Com base nos dados do painel, é possível melhorar a implementação de ações às necessidades dos jovens. Com certeza é um passo importante para a modernização da gestão das unidades socioeducativas”, enfatizou.

Projetos

A redução da taxa de ocupação dos adolescentes em conflito com a lei é resultado de várias ações executadas em parceria com o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Ministério Público do Estado (MPAC), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o próprio Tribunal de Justiça do Estado. Dados do ISE apontam que, em quatro anos, foi reduzido o número de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, saindo de uma superlotação com mais de 700 internos em 2019, o que significava quase 500 pessoas acima da capacidade do sistema à época, para 148 no início de 2024. A redução se dá principalmente pelos baixos índices de reincidência, alcançados por meio dos vários projetos realizados, focados no desenvolvimento educacional, profissional e cultural dos internos.

 

[TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Viaduto Mamedio Bittar entra em nova fase com instalação das primeiras vigas de aço

Marcio Nunes

MPAC denuncia funcionário de supermercado por injúria racial

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco lança REFIS 2025 e oferece até 90% de desconto em juros e multas

Marcio Nunes

Durante 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, Acre vai apresentar práticas sustentáveis ​​em conservação florestal

Jamile Romano

Mailza Assis assume Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos

Marcio Nunes

Governo do Acre e Sebrae vão investir R$ 2,5 milhões para impulsionar micro e pequenas empresas

Raimundo Souza