Publicado em 19/08/2025
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) , Tião Bocalom, assinou na manhã desta terça-feira (19) um Termo de Cooperação Técnica com a Defesa Civil Estadual. O objetivo é atender os 22 municípios acreanos e fortalecer a capacidade de resposta a desastres e emergências, especialmente no combate às queimadas e aos efeitos extremos do clima.
A parceria prevê a troca de informações, experiências e conhecimentos técnicos, além da execução de ações conjuntas em áreas como mapeamento de risco, elaboração de planos de contingência, capacitação de equipes e conscientização da população.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, capitão Rogério Freitas, o acordo é fundamental diante das mudanças climáticas e seus impactos diretos na vida das comunidades.
“Esse termo vai possibilitar a criação de um banco de dados para identificar áreas e populações mais vulneráveis, dando suporte às autoridades municipais e estaduais na tomada de decisões estratégicas”, destacou.
O prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom, reforçou a importância da união entre governo do Estado e municípios. “A cooperação é essencial, especialmente em momentos de crise. A Defesa Civil Estadual sempre esteve presente apoiando os municípios, e agora, com este termo, garantimos que o interior terá ainda mais suporte para se preparar e reagir a situações emergenciais”, afirmou.
[Assessoria]