24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Terceira fábrica de chinelos é inaugurada em sistema prisional do Acre

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), inaugurou a terceira fábrica de chinelos dentro do sistema prisional do estado, nesta sexta-feira, 31. A fábrica se encontra no Polo Moveleiro de Rio Branco, possui 9 máquinas, e conta com a mão de obra de 12 detentos no local.

Projeto Sandálias da Esperança leva oportunidade de trabalho e remição de pena para detentos do Acre. Foto: Antonio Moura/Iapen

O projeto, chamado Sandálias da Esperança, é fruto da parceria entre o Iapen, o TJAC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e foi viabilizado por meio de um investimento de R$ 300 mil oriundos do Orçamento Geral da União, para compra dos maquinários, além do apoio do Judiciário para compra da matéria-prima para fabricação dos primeiros pares de sandálias. Além desta, já foram inauguradas fábricas de chinelos nas unidades prisionais de Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.

Governo inaugura terceira fábrica de chinelos dentro do sistema prisional do Acre. Foto: Antonio Moura/Iapen

O apenado A.R. ressalta que trabalhar na fábrica tem sido uma grande oportunidade para ele: “Pra mim foi maravilhosa essa oportunidade. Além de passar o tempo, você tá se qualificando. Aqui eu adquiri novas profissões”, explicou.

Chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda, Vitor Djannaro, ressalta que a intenção é que a fábrica seja autossuficiente. Foto: Antonio Moura/Iapen

O chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda, Vitor Djannaro, explica que a intenção é que a fábrica seja autossuficiente: “Um projeto aí que vem para revolucionar, oferecendo mais uma oportunidade de trabalho e de renda pós- cárcere. A nossa intenção é comercializar essas sandálias e reinvestir o valor arrecadado no projeto”.

Durante a solenidade de inauguração, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, anunciou ainda novos recursos para que o projeto dê continuidade: “Nós vamos assinar hoje um convênio com a Senappen, onde virão recursos da União, na ordem de R$ 811 mil, para que a gente possa dar continuidade à aquisição dos insumos, para que essas fábricas possam continuar a sua produção”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Escola de Arte e Cultura Beija-Flor promove cursos gratuitos de música e dança para todos os públicos

Marcio Nunes

Deputado Roberto Duarte Expressa Solidariedade a Bolsonaro: “Justiça Não Pode Ser Usada Como Arma Política”

Raimundo Souza

MPAC se reúne com Prefeitura de Rio Branco para tratar sobre o Programa “1001 Dignidades”

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco traça Plano de Contingência prevendo cenário de alagação do Rio Acre

Marcio Nunes

Acre celebra os 109 anos da Polícia Militar com homenagem à sua história, bravura e compromisso com a sociedade

Marcio Nunes

Acre cria selo para reconhecer empresas que incentivam a doação de sangue

Jamile Romano