23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 20 de março de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Tentativa de fuga no presídio Manoel Neri pode resultar em perda de benefícios para detentos

Publicado em 02/02/2026

Os presos envolvidos na tentativa de fuga registrada no presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, no último domingo (1º), devem ter a situação prisional agravada. A informação foi confirmada pelo diretor da unidade, Elves Barros, que destacou que todos os detentos já são condenados, alguns deles com penas consideradas altas.

Segundo o gestor, a conduta pode resultar em sanções severas. “A situação desses presos só se agrava. Aqueles que tinham algum tipo de benefício ou remissão de pena podem sofrer regressão”, afirmou.

Uma sindicância interna foi instaurada para apurar responsabilidades. Além das punições administrativas e possíveis consequências criminais, os envolvidos também podem responder por dano ao patrimônio público, já que a tentativa de fuga envolveu a abertura de um buraco na laje da cela.

Sobre a rotina da unidade, Elves Barros esclareceu que apenas os detentos envolvidos terão as visitas suspensas. Para os demais internos, a visitação seguirá normalmente, conforme o calendário oficial do presídio.

Divergência no número de envolvidos

Há divergência quanto à quantidade de presos que participaram da ação. Enquanto o diretor do presídio menciona nove detentos, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) informou, por meio de nota, que dez internos estavam envolvidos.

De acordo com o comunicado do Iapen, policiais penais que realizavam inspeção de rotina perceberam barulhos suspeitos vindos de um dos pavilhões. Após acionarem a equipe do DPOE, os agentes entraram no local, revistaram todas as celas e conseguiram impedir a fuga de dez presos que tentavam abrir um buraco na laje para deixar a unidade.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Shows com artistas locais garantem a festa dos foliões durante o Carnaval da Família

Raimundo Souza

Noite de prêmios de até R$ 20 mil e entrega de brindes marcam sorteio ao vivo de aniversário de um ano do Nota Premiada Acreana

Raimundo Souza

Laércio Júnior , ex-assessor dos governos do PT, morre aos 57 anos de infarto

Jamile Romano

Líderes do Brics conversam sobre tarifaço e guerras em reunião virtual

Redacao

Mailza Assis visita Câmara de Rio Branco, reforça parceria com vereadores e destaca ações do governo

Marcio Nunes

Deracre abre licitação para construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre em Rio Branco

Marcio Nunes