23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreEducaçãoGeral

Técnicos da Ufac participam de paralisação nacional contra a Reforma Administrativa

Publicado em 10/09/2025

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac) aderiram ao movimento nacional de paralisação que ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11, reunindo diversas instituições de ensino superior em todo o Brasil.

A mobilização foi organizada pela Fasubra Sindical (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) em conjunto com outras entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Segundo os organizadores, a paralisação tem como foco principal a oposição à proposta de Reforma Administrativa em tramitação no Congresso Nacional. Para os manifestantes, a medida representa um enfraquecimento do serviço público, ameaça direitos adquiridos pelos servidores e compromete tanto o atendimento à população quanto a estrutura do Estado brasileiro.

Outro ponto levantado pelos trabalhadores é a cobrança ao Governo Federal pelo cumprimento integral do acordo firmado durante uma greve anterior, o qual, segundo eles, ainda não foi totalmente atendido.

Com a adesão ao movimento, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufac informou que as bibliotecas da universidade permanecerão fechadas durante os dois dias de paralisação.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Possíveis alterações na Lei da Ficha Limpa podem ser barradas pelo STF

Raimundo Souza

Massoud Pezeshkian é eleito presidente do Irã

Raimundo Souza

Rio continua subindo e deixa cidade peruana que faz fronteira com o Acre debaixo d’água

Jamile Romano

Procuradores do trabalho assumem coordenações estratégicas no Ministério Público do Trabalho

Redacao

Acre ultrapassa 5 mil casos de dengue em 2025; Juruá concentra municípios com maior incidência

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre inaugura “Closet Solidário” para acolhimento de vítimas de violência doméstica e sexual

Raimundo Souza