28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Técnica da hidroponia diversifica setor produtivo na zona rural de Rio Branco

Atualizada em 09/05/2024 09:09

A produção familiar de Rio Branco é bem diversificada. Na região do Baixa Verde, a hidroponia também é uma cultura que vem sendo aquecida na região. A técnica cultiva plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

A prefeitura, também incentiva o cultivo da técnica na região. O produtor rural Ney Venâncio trabalha com o cultivo da hidroponia há mais de 15 anos. Ele produz 20 mil pés de alface. Toda a produção é comercializada na capital.

“Meu foco principal aqui é a hidroponia, que é um ramo que eu já venho há bastante tempo. Eu trabalho aqui produzindo. Aí tem uma parceria que eu faço de levar para uma empresa na cidade. Aqui eles fazem a logística. É um parceiro já de quatro para cinco anos”, informou.

Da Prefeitura de Rio Branco Venâncio recebeu o kit horta, que o ajudou na instalação da estrutura do sistema hidropônico e no cultivo de outras culturas em sua propriedade.

“Agora tive os incentivos da prefeitura. A gente ganhou kit horta, lona para ajudar nas reformas E aí o calcário para a gente mexer na terra. Tenho intenção de fazer plantio de milho. A gente planta um pouquinho de cada coisa”, explicou.

Além da hidroponia e outras lavouras, o produtor cria pequenos animais. Todo o cultivo na propriedade do seu Ney, é acompanhado pela assistência técnica da prefeitura.

“Eles sempre estão aqui ajudando,. O assentamento Baixa Verde foi contemplado com os tratores que estão fazendo as gradiações e a gente aproveita para limpar as partes das terras, para poder fazer outros tipos de plantio. Agora vou plantar macaxeira e milho. Tenho uma lavoura de maracujá e aí tem várias outras coisas. Vou plantar jerimum também.”

O objetivo da gestão municipal é exatamente esse, incentivar, motivar e garantir o escoamento para a melhor forma de comercialização da agricultura familiar.

“A gente está agradecido. Está melhorando bastante. Eu mesmo não posso negar que sempre o pessoal está aí ajudando a gente na parceria, sempre. Aí quando a gente vai lá também é uma coisa que devagarzinho vai aparecer nas coisas. Esse ano também a gente vai ser contemplado com arrumar o ramal.”

[Assessoria PMRB]

Artigos Relacionados

Petecão anuncia a construção de 25 moradias do Minha Casa Minha Vida em Manoel Urbano

Marcio Nunes

Flamengo ganha do Santa Cruz do Acre em jogo de reinauguração do Arena da Floresta

Raimundo Souza

Volume de serviços volta a crescer e fecha fevereiro com alta de 4,1% se consolidando o setor que mais contratou em março

Marcio Nunes

PEC que propõe fim da escala de trabalho 6×1 alcança número necessário de assinaturas, diz Erika Hilton

Jamile Romano

A partir de domingo, a Semana Santa começa a movimentar os fiéis na Catedral Nossa Senhora de Nazaré

Raimundo Souza

“Asfalta Rio Branco” : Bocalom exibe tratores e caminhões que atuaram recuperação de ruas e ramais da capital

Jamile Romano