Publicado em 11/08/2025
O recente aumento tarifário imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump começou a impactar diretamente o comércio exterior do Acre. Desde a última quarta-feira (6), entrou em vigor a nova taxação sobre produtos brasileiros, que passará a afetar cerca de 99% das mercadorias acreanas vendidas aos Estados Unidos. O levantamento, realizado pela Folha de S. Paulo com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), aponta que esses itens terão um acréscimo de 50% nas tarifas.
A mudança eleva em 40 pontos percentuais as taxas sobre importações vindas do Brasil, prejudicando setores estratégicos para o estado. Apesar de representar apenas 5% das exportações nacionais, o Acre concentra suas vendas em produtos de baixo valor agregado, fora da lista de 694 isenções concedidas pela Casa Branca.
O impacto no estado reflete a situação vivida por outras regiões do Norte e Nordeste, como Amapá, Tocantins, Rondônia e Ceará, que também terão quase toda a sua pauta exportadora para os Estados Unidos atingida pela medida.
[KEVIN MORAIS]