23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Tarauacá: MPAC e Vigilância Sanitária apreendem mais de meia tonelada de alimentos impróprios para o consumo

Atualizada em 26/11/2024 09:50

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Tarauacá, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, apreendeu na última sexta-feira, 22, na empresa responsável pelo fornecimento de refeições ao presídio Moacir Prado, 685 kg de alimentos impróprios para consumo.

A inspeção foi realizada a pedido promotor de Justiça Leandro Leitão Noronha, e contou com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), órgão auxiliar do MPAC. Foram encontrados alimentos como carnes, embutidos e charque fora do prazo de validade e sem origem comprovada ou em condições inadequadas de armazenamento.

Do total apreendido, 575 kg correspondiam a carne bovina, armazenada irregularmente e sem a devida rotulagem ou comprovação de procedência. A equipe também constatou que grande parte dos produtos, incluindo costelas e pescoço bovino, não atendia às especificações previstas no edital de licitação para fornecimento ao presídio.

Segundo o promotor, essa não foi a primeira vez que a empresa foi alvo de fiscalização. Em março de 2024, outra inspeção no local resultou na apreensão de 38,8 kg de alimentos e na identificação de problemas sanitários.

“Esta ação ocorreu por sucessivas constatações de irregularidades no fornecimento de alimentação nos presídios masculino e feminino de Tarauacá. Inicialmente, buscou-se a construção de saídas para os problemas constatados através do diálogo, de maneira resolutiva, o que não ocorreu. E o Ministério Público, enquanto instituição de garantia dos direitos fundamentais, trabalha para que seja garantido o mínimo existencial no interior dos presídios”, disse.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Manifestação de concursados marca a primeira sessão da Câmara Municipal de Rio Branco

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre promove workshop de atualização tecnológica para delegados, escrivães e agentes

Jamile Romano

Saneacre destaca estratégias do Acre para reduzir impactos de extremos climáticos no setor de saneamento

Marcio Nunes

Governo do Acre prorroga vacinação contra influenza até julho

Jamile Romano

Boletim enchentes – 23 de março

Raimundo Souza

Oficinas de simulação preparam profissionais para combate eficaz a Febre Aftosa no Acre

Raimundo Souza