25.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios

Atualizada em 16/03/2025 15:20

As prefeituras de Tarauacá e Mâncio Lima decretaram situação de emergência, na manhã deste domingo, 16, em razão do aumento do nível dos seus respectivos rios e afluentes, que ultrapassaram as cotas de transbordamento.

Nas últimas 24 horas, no município de Mâncio Lima, choveu 31 milímetros, causando o transbordo dos rios Môa e Azul, além de igarapés da região, afetando cerca de 300 famílias residentes de áreas urbanas e rurais. Além disso, plantações foram afetadas e a trafegabilidade em alguns pontos está comprometida. A prefeitura está se organizando para prestar assistência imediata às comunidades ribeirinhas afetadas.

A prefeitura de Tarauacá também decretou estado de emergência frente à cheia do Rio Tarauacá, que ultrapassou 49cm da cota de transbordo, atingindo a marca de 10,02m na medição das 9h.

Os decretos de emergência municipais autorizam a mobilização de recursos e equipes para atender a população vulnerabilizada.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) segue vigilante, monitorando as condições dos municípios afetados e mantendo contato direto com as autoridades locais para coordenar ações de resposta.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, destaca que o apoio do poder público, junto com a sociedade e a pronta atuação das equipes de resgate são essenciais para minimizar os impactos das cheias e garantir a segurança da população acreana.

Ele enfatiza: “Por meio de uma reunião online conversamos com as autoridades dos municípios os aconselhando e orientando sobre medidas que devem ser tomadas nesse primeiro momento de emergência. O governo do Acre está acompanhando de perto e oferecendo suporte para fortalecer a estrutura dos municípios diante do momento de emergência”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Estudantes de Rio Branco se classificam em 1º lugar para etapa nacional do Prêmio do Ministério Público do Trabalho

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco veta PL que proíbe nomeação de condenados por violência doméstica e sexual a cargos municipais

Jamile Romano

Revista “Delas Acre” celebra a força e o protagonismo das mulheres acreanas

Marcio Nunes

MPF quer agilidade em registro do uso ritual da ayahuasca como bem cultural de natureza imaterial

Jamile Romano

Prefeito em exercício realiza manhã de visitas em Rio Branco

Marcio Nunes

CFM entra na Justiça contra cotas na residência médica

Raimundo Souza