23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios

Publicado em 16/03/2025

As prefeituras de Tarauacá e Mâncio Lima decretaram situação de emergência, na manhã deste domingo, 16, em razão do aumento do nível dos seus respectivos rios e afluentes, que ultrapassaram as cotas de transbordamento.

Nas últimas 24 horas, no município de Mâncio Lima, choveu 31 milímetros, causando o transbordo dos rios Môa e Azul, além de igarapés da região, afetando cerca de 300 famílias residentes de áreas urbanas e rurais. Além disso, plantações foram afetadas e a trafegabilidade em alguns pontos está comprometida. A prefeitura está se organizando para prestar assistência imediata às comunidades ribeirinhas afetadas.

A prefeitura de Tarauacá também decretou estado de emergência frente à cheia do Rio Tarauacá, que ultrapassou 49cm da cota de transbordo, atingindo a marca de 10,02m na medição das 9h.

Os decretos de emergência municipais autorizam a mobilização de recursos e equipes para atender a população vulnerabilizada.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) segue vigilante, monitorando as condições dos municípios afetados e mantendo contato direto com as autoridades locais para coordenar ações de resposta.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, destaca que o apoio do poder público, junto com a sociedade e a pronta atuação das equipes de resgate são essenciais para minimizar os impactos das cheias e garantir a segurança da população acreana.

Ele enfatiza: “Por meio de uma reunião online conversamos com as autoridades dos municípios os aconselhando e orientando sobre medidas que devem ser tomadas nesse primeiro momento de emergência. O governo do Acre está acompanhando de perto e oferecendo suporte para fortalecer a estrutura dos municípios diante do momento de emergência”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo coordena doações de agasalhos para o Lar Vicentino

Raimundo Souza

Vítimas de queda de helicóptero são veladas em Belo Horizonte

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco participa de reunião preparatória do Fórum das Cidades Amazônicas para a COP30

Raimundo Souza

Baile de Carnaval nos CRAS proporciona qualidade de vida

Raimundo Souza

Rio Acre volta a ser monitorado diariamente após pausa técnica

Kevin Souza

Governo convoca candidatos para matrícula no Curso de Formação de Aluno-Soldado do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano