23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Supremo Tribunal Federal já condenou 265 investigados pelo 8 de janeiro

Atualizada em 08/11/2024 16:01

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta sexta-feira (8) o balanço parcial das condenações de envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Até o momento, a Corte condenou 265 acusados pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. As condenações variam entre 15 e 17 anos de prisão.

A Corte também contabiliza quatro absolvições.

Foram assinados 476 acordos de não persecução penal. O acordo permite que os acusados que não participaram diretamente dos atos de depredação do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo não sejam condenados.

Nesses casos,  eles deverão prestar serviços à comunidade, pagar multas que variam entre R$ 1 mil e R$ 5 mil, cumprir proibição de uso das redes sociais e participar de um curso com o tema Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado.

Os investigados que participaram dos atos de depredação Supremo não terão direito ao benefício e irão a julgamento na Corte.

Pelo acordo de não persecução penal (ANPP), acusados de crimes cometidos sem violência ou grave ameaça e com pena mínima de quatro anos podem confessar os crimes em troca de medidas diversas da prisão.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Noite dos Folguedos é sucesso com canções populares e diversidade de pratos tradicionais e brinquedos, no Arraial Cultural

Raimundo Souza

Governador Gladson chega para votar acompanhado de Zequinha Lima e diz: “já começamos a planejar 2025”

Marcio Nunes

“Uma festa maravilhosa”, diz Bocalom durante homenagem às mães no Cras Sobral

Marcio Nunes

Receita abre consulta a maior lote de restituição do IR da história

Marcio Nunes

Ifac da Transacreana tem vagas para graduação em Tecnologia em Gestão do Agronegócio

Jamile Romano

Curso de salgadeiro abre inscrições para mulheres da Cidade do Povo, em Rio Branco

Jamile Romano