23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Suprema Corte dos EUA impede Trump de deportar venezuelanos

Publicado em 19/04/2025

Foto: Suprema Corte dos EUA, em Washington; tribunal suspendeu deportação de venezuelanos suspeitos de integrarem facções criminosas – Tierney L. Cross/AFP

Presidente havia invocado lei de 1798 para prender supostos membros de grupos criminosos e expulsá-los do país

AFP – Folha de São Paulo

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu neste sábado (18) a deportação de vários supostos membros de gangues venezuelanas, que vivem no Texas, para uma prisão em El Salvador, com base em uma lei do século 18.

O presidente dos EUA, Donald Trump, invocou no mês passado a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para prender supostos integrantes do Tren de Aragua, uma das principais facções criminosas da Venezuela, e deportá-los para uma prisão de segurança máxima em El Salvador. Advogados de vários venezuelanos já deportados afirmam que seus clientes não faziam parte da organização Tren de Aragua e que não haviam cometido crimes. Segundo a defesa deles, as autoridades se basearam em tatuagens para determinar se os detidos eram ou não criminosos.

Até então, a lei de 1798 só havia sido usada durante a guerra de 1812 contra o Império Britânico e suas colônias no Canadá, e nas duas guerras mundiais.

“O governo está proibido de expulsar qualquer membro do suposto grupo de detidos nos Estados Unidos até nova ordem desta corte”, determinou o tribunal.

A decisão responde a um pedido de emergência apresentado por advogados de direitos humanos com o objetivo de impedir a deportação de migrantes atualmente detidos em um centro prisional no Texas.

No recurso apresentado na noite de sexta-feira, a União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu, na sigla em inglês) argumentou que o grupo de venezuelanos havia sido informado de que “seriam expulsos de forma iminente” com base nessa lei.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes manda à PGR informações da defesa de Bolsonaro sobre convite de Trump

Jamile Romano

Lula diz que STF não pode se meter no debate da maconha: “é assunto da ciência”

Raimundo Souza

Acusados de hostilizar Moraes entram com pedido de retratação

Jamile Romano

Marcus Alexandre pede contribuições da Ufac para seu plano de governo

Jamile Romano

Fronteira entre Brasil e Bolívia será fechada no domingo para eleições bolivianas

Kevin Souza

Governo muda linguagem nas redes de Lula, que agora participa de trends

Raimundo Souza