23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

STJ decide que Robinho, condenado na Itália por estupro, deve cumprir pena no Brasil

Publicado em 20/03/2024

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que Robinho, condenado por estupro na Itália, deve cumprir pena no Brasil. O voto do relator do caso, ministro Francisco Falcão, foi acompanhado por oito ministros. Só houve dois votos divergentes.

A Corte Especial do STJ – formada pelos ministros mais antigos do tribunal – também determinou que Robinho deve ser preso imediatamente, em decisão que deve ser cumprida pela Justiça Federal de Santos, onde Robinho mora. A defesa do ex-jogador vai apelar da decisão e pedir que ele aguarde o julgamento desse recurso em liberdade.

Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça da Itália, por um crime de estupro ocorrido em 2013. Quando houve a decisão em última instância, em janeiro de 2022, Robinho já estava no Brasil. Como o país não extradita seus cidadãos, a Itália pediu o cumprimento da pena em território brasileiro.

Maioria no STJ

O ministro Francisco Falcão, relator do caso, votou favoravelmente à homologação da pena pelo STJ – na prática, pela prisão de Robinho no Brasil.

O voto foi acompanhado pelos ministros Humberto Martins, Herman Benjamin, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis.

O ministro Raul Araujo votou de maneira divergente. Em sua avaliação, a homologação da pena de outro país não se aplica a Robinho, por ser brasileiro nato. Isso também impediria sua extradição e a execução da sentença da Justiça italiana no Brasil. Seu entedimento foi acompanhado pelo ministro Benedito Gonçalves.

O placar final, portanto, foi 9 a 2 em favor do cumprimento da pena no Brasil.

[Globo.com]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura prepara os últimos detalhes para o carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria

Jamile Romano

O Ideb aponta, o Saeb confirma: os alunos acreanos estão aprendendo

Raimundo Souza

Governo realizou mutirão de vacinação com objetivo de reduzir casos de doenças respiratórias no Acre

Marcio Nunes

Iapen promove televisita para mulheres privadas de liberdade que foram transferidas de Cruzeiro do Sul para Tarauacá

Kevin Souza

Acre vai ganhar policlínica construída com recursos federais no valor de R$ 30 milhões

Jamile Romano

Produtor cultural e jornalista recebe Comenda da Cruz do Mérito de Comunicação

Jamile Romano