23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos por invasão hacker ao CNJ

Publicado em 09/05/2025

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.

Os ministros também votaram para condenar o hacker Walter Delgatti a oito anos de prisão pelo mesmo motivo. Ambos foram condenados pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

O julgamento, que começou nesta sexta-feira (9) e vai até o dia 16 de maio, acontece em plenário virtual. No formato não há debate entre os ministros, que apenas depositam seus votos no sistema eletrônico do Supremo.

Além da pena de prisão, Moraes determinou que Zambelli e Delgatti paguem juntos uma indenização de R$ 2 milhões. O ministro também determinou a perda do mandato da deputada, a ser executada após o trânsito em julgado da ação — quando não houver mais possibilidade de recurso.

O que diz Zambelli

Em nota divulgada nesta sexta (9), a defesa da deputada afirma ser “absolutamente injusto” que Zambelli tenha sido “julgada e condenada sem provas irrefutáveis e induvidosas”. Os advogados também criticam o processo conduzido pelo Supremo, dizendo que houve “inúmeras nulidades desprezadas e cerceamento de defesa”. Consideraram ainda “inadmissível” a falta audiência com os integrantes da Turma e da possibilidade de sustentação oral dos advogados.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Feminicídio fez mais de mil vítimas por ano no Brasil desde 2015

Raimundo Souza

Em evento dos 45 anos do PT, Lula pede defesa da democracia

Raimundo Souza

Brasileiros casam mais tarde e ficam juntos por menos tempo, diz IBGE

Jamile Romano

Funcionários do IBGE fazem paralisação de 24 horas

Marcio Nunes

Brasil precisa avançar na proteção à saúde em casos de poluição do ar

Raimundo Souza

GRAVE: Cármen Lúcia confirma que crime organizado tenta influenciar eleições

Raimundo Souza