24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

STF é reprovado por 47% dos brasileiros, diz instituto; 41% aprovam

O trabalho do Supremo Tribunal Federal é reprovado por 47% dos brasileiros, uma parcela levemente superior à dos que aprovam o desempenho da corte, que chega a 41%. Outros 12% não souberam ou não quiseram responder.

Os dados foram aferidos por uma pesquisa do instituto Nexus, realizada entre 14 e 20 de julho de 2025, com 2.021 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

STF está sob os holofotes no momento em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados na suposta trama golpista.

A aprovação é mais alta entre pessoas mais velhas e de menor renda e escolaridade. Ela chega a 47% no segmento com mais de 60 anos e 51% no grupo com renda familiar de até 1 salário mínimo.

Por outro lado, a desaprovação é mais expressiva em perfis com maior renda e escolaridade. Entre quem tem ensino superior, 52% desaprovam a corte, parcela que chega a 58% nos que têm renda familiar de mais de 5 salários mínimos.

No recorte por regiões, a maior aprovação ao STF ocorre no Nordeste (53%), enquanto a menor se encontra no Sudeste (37%). Também há discrepâncias de gênero: 52% dos homens desaprovam o trabalho da corte, contra 42% das mulheres que têm visão negativa.

[Folha Uol]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acusados de hostilizar Moraes entram com pedido de retratação

Jamile Romano

Marcus Alexandre firma compromisso com sindicato dos odontologistas e garante convocação de cadastro de reserva

Raimundo Souza

Pacheco diz que cabe ao Judiciário avaliar se atuação de Moraes pode anular provas

Raimundo Souza

Projeto de Lei de Emerson Jarude propõe mudanças na fiscalização de empreendimentos no Acre

Jamile Romano

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Redacao

Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes

Raimundo Souza