27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Socorro Neri propõe Projeto de Lei que beneficia estudantes do Acre no Enem

Atualizada em 06/09/2024 15:06

A deputada federal Socorro Neri apresentou um novo projeto de lei com o objetivo de promover a inclusão regional nas universidades federais e institutos federais do Brasil. A proposta sugere que as universidades possam aplicar um “bônus de inclusão regional” no processo seletivo para os candidatos que cursaram o ensino médio no mesmo estado onde a universidade está localizada.

Os estados do Norte e Nordeste, por exemplo, se encaixam nesse critério. Esse bônus é especialmente importante para estudantes de regiões menos desenvolvidas, onde o desempenho médio no Enem tende a ser inferior ao de outras regiões do país.

Muitas vezes, estudantes de regiões mais ricas conseguem melhores notas no Enem e ocupam vagas em universidades de estados menos desenvolvidos, onde os estudantes locais acabam tendo menos chances. Além disso, muitos desses alunos de fora acabam voltando para suas regiões de origem após se formarem, o que pode deixar vagas ociosas e diminuir o impacto positivo na comunidade local.

Como funciona o bônus

O bônus seria aplicado em estados onde o Produto Interno Bruto (PIB) per capita é 80% ou menos da média nacional ou onde o desempenho no Enem é consistentemente inferior à média nacional. Dessa forma, o projeto busca equilibrar as chances de acesso ao ensino superior, garantindo que mais estudantes dessas regiões possam ingressar e se formar nas universidades locais.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Datafolha: 67% acham que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura

Raimundo Souza

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7)

Raimundo Souza

MPF requer na Justiça com ação para obrigar funcionamento do Conselho Penitenciário do Acre

Jamile Romano

Governo do Acre realiza 4º Encontro de Assessores de Comunicação, lança Manual de Redação e destaca avanços no setor durante a gestão de Gladson Cameli

Jamile Romano

Junta Comercial celebra avanços em 2024, com foco na modernização e crescimento do setor empresarial no Acre

Raimundo Souza

Ministra Marina Silva defende independência do Ibama em decisão sobre petróleo na foz do Amazonas

Jamile Romano