24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Socorro Neri é eleita vice-presidente da Comissão Especial que analisará novo Plano Nacional de Educação

A Comissão Especial para o Plano Nacional de Educação (Cesp/PNE) da Câmara dos Deputados elegeu, por unanimidade, sua mesa diretora nesta terça-feira (29). Presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ, a deputada federal Socorro Neri (PP-AC) foi eleita 2ª vice-presidente do colegiado. Já Tábata Amaral (PSB-SP) foi escolhida para o comando da comissão.

“Conheço de perto os desafios da implementação de políticas públicas educacionais e sei que o sucesso do novo PNE dependerá da construção coletiva, da escuta ativa e do compromisso com resultados concretos. De igual modo, reforço o apelo da nossa presidente, a deputada Tábata Amaral, para que olhemos todos para a nossa missão aqui, que é de garantir que desta comissão saia um texto adequado à educação que queremos para o nosso país”, reforçou a presidente da FPeduQ.

A instalação marca o início dos trabalhos de análise do novo PNE, que visa substituir o plano atualmente em vigor (2014-2024), cuja validade foi prorrogada até o final deste ano. O deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil-CE), também integrante da FPeduQ, foi designado relator do texto.

A comissão especial do PNE, composta por 34 deputados titulares e o mesmo número de suplentes, terá a responsabilidade de debater e aprimorar o texto antes de sua votação no plenário da Câmara dos Deputados.

O novo PNE estabelece 18 objetivos a serem alcançados na área educacional nos próximos dez anos, abrangendo diversas áreas como educação infantil, alfabetização, ensinos fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, e estrutura e funcionamento da educação básica.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como FIES e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

A frente é presidida pela deputada federal Socorro Neri (PP-AC) e tem como vice-presidente na Câmara o deputado Átila Lira (PP-PI). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

A partir de domingo, a Semana Santa começa a movimentar os fiéis na Catedral Nossa Senhora de Nazaré

Raimundo Souza

Greve da Educação em Rio Branco mantém mais de 50 escolas fechadas, mesmo com decisão judicial contrária

Jamile Romano

Com foco na segurança dos pedestres, governo realiza reforço estrutural na Passarela Joaquim Macedo

Marcio Nunes

Empresário é condenado a pagar R$ 40 mil a educandário por infringir restrições na pandemia

Jamile Romano

Entrevista a Difusora: Gladson destaca conquistas de 2023 e projetos futuros

Marcio Nunes

Com avanço nas obras do Complexo Viário, trecho da Avenida Ceará, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Ipase, será totalmente interditado da noite de sexta até domingo

Jamile Romano