24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sine Acre faz busca ativa de vagas de trabalho em empreendimentos de Rio Branco para a 1ª Feira do Emprego

Equipes do Sine Acre mobilizam empresas de Rio Branco para ofertar maior número de vagas possível na 1ª Feira do Emprego. Foto: Emely Azevedo/Seict

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Acre, faz uma intensa mobilização para a 1ª Feira do Emprego. Com o objetivo de garantir o maior número possível de vagas disponíveis na ação, que será realizada nos dias 28 e 29 na capital, equipes do Sine fazem um trabalho de busca ativa em diversos empreendimentos de Rio Branco dos mais diferentes setores econômicos.

A ação começou na última terça-feira, 18, e já alcançou 50 empreendimentos dos bairros Centro e Estação Experimental até esta sexta-feira, 21. De acordo com a programação do Serviço, que faz parte da estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e no estado é ligado à Seict, as visitas ocorrerão até o dia 15 de dezembro, mesmo após a realização da Feira. A ideia é reforçar o compromisso de aproximar empregadores e trabalhadores para fortalecer o mercado de trabalho.

Durante as visitas, as equipes realizam o cadastramento das empresas que ainda não estão inseridas no sistema, captação de vagas, atualização cadastral dos empreendimentos interessados em contratar e esclarecem todos os serviços gratuitos oferecidos pelo Sine Acre: intermediação de mão de obra, cadastro de trabalhadores ou empresas, encaminhamento para entrevistas, emissão da Carteira de Trabalho e acesso aos cursos de qualificação do Polo Digital da Seict.

Segundo a coordenadora do Sine Acre, Jaqueline Castro, muitos empresários ainda desconheciam a gratuidade dos atendimentos e demonstraram forte interesse em participar do evento. Ela afirma que a receptividade nas empresas tem sido positiva e que a iniciativa abre um novo ciclo de aproximação com o setor produtivo. Outro ponto destacado é a parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Iepetec), Sest/Senat e Senai na oferta de qualificação.

Visitas seguirão até 15 de dezembro em empresas dos mais variado segmentos econômicos. Foto: Emely Azevedo/Seict

“Estamos sendo muito bem recebidos. Muitos empresários não sabiam que todos os serviços do Sine são gratuitos, e isso muda completamente a adesão. Além de captar vagas, esclarecemos sobre qualificação, parcerias e reforçamos que o nosso atendimento é constante. Esse movimento nos permite cadastrar novas empresas, ampliar as vagas diárias e da feira, além garantir que mais trabalhadores tenham acesso às oportunidades. O objetivo é massificar esse trabalho”, disse ela.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, afirmou que a busca ativa representa uma mudança estrutural na política de empregabilidade do Estado. “A atuação consolida uma estratégia moderna de aproximação entre poder público e setor produtivo. Isso cria um fluxo contínuo de oportunidades, reduz gargalos de contratação e fortalece a competitividade das empresas. Nosso objetivo é transformar o Sine em uma ponte ativa, dinâmica e presente no cotidiano econômico.”

A 1ª Feira do Emprego terá serviços que incluem a intermediação de vagas, atendimento aos trabalhadores, cursos do Polo Digital, emissão de Carteira de Trabalho, orientações sobre Seguro-Desemprego, FGTS e atendimentos de saúde e cidadania oferecidos por diversas secretarias e parceiros institucionais. A ação conjunta reúne Estado, União, Município, setor produtivo e instituições parceiras para consolidar uma forte rede integrada de estímulo ao emprego e renda.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bairro Belo Jardim 2, em Rio Branco, recebe ação do programa Juntos Pelo Acre

Raimundo Souza

Presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas não podem participar da Expoacre 2025, diz portaria

Jamile Romano

Prefeitura esclarece dúvidas sobre emissão de carnês do IPTU e anuncia mudanças no imposto para 2025

Marcio Nunes

Fraude no INSS: Advogado alvo da PF declarou ganhar R$ 7 milhões por mês

Raimundo Souza

Aleac realiza sessão solene em homenagem aos 62 anos do Ministério Público do Acre

Marcio Nunes

Petecão anuncia auxílio de R$ 2.824 para pescadores artesanais afetados pela seca no Acre

Marcio Nunes