24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Sindmed-AC denuncia que Hospital de Feijó não esteriliza instrumentos médicos

O Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) realizou uma visita técnica ao Hospital Geral de Feijó na manhã de segunda-feira, 09, e confirmou a denúncia de servidores de que a unidade está sem autoclave — aparelho essencial para a esterilização dos instrumentos médicos. Diante da ausência do equipamento, os instrumentos são enviados para Tarauacá, onde passam pelo processo de descontaminação.

Os diretores da entidade também constataram que o espaço utilizado para o atendimento dos pacientes — um prédio que deveria acomodar a nova OCA — é pequeno e improvisado. Além disso, caso a pessoa atendida no pronto-socorro precise ser internada, é necessário transferi-la para outro prédio, atravessando um corredor sem cobertura.

Outro problema observado foi a ausência da máquina de raio-X no espaço que deveria ser temporário. Para a realização dos exames de imagem, uma van é responsável por transportar os pacientes até o antigo prédio do hospital, cujas obras seguem inacabadas.

A reconstrução do hospital começou em agosto de 2023 e deveria ter sido finalizada em abril de 2024.

“A falta de um autoclave em Feijó é grave, porque o transporte e o manuseio do material compromete a eficácia e segurança do procedimento”, protestou a diretora do Sindicato, Luíza Zamith.

Diante do atraso na entrega, o Sindmed-AC cobrará agilidade na resolução dos problemas identificados. Todas as irregularidades serão devidamente documentadas e encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE), ao Conselho Estadual de Saúde (CES) e ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo implanta Sala Vermelha no Pronto Socorro de Rio Branco

Raimundo Souza

Seplan divulga pesquisa de custo da cesta básica de junho

Jamile Romano

Inscrições para o Sisu terminam amanhã

Jamile Romano

Vereadores de Rio Branco aprovam novo pedido de abertura de crédito para a prefeitura no valor de R$ 59 milhões

Jamile Romano

Alan Rick garante continuidade de cirurgias de alta complexidade para pacientes do Acre

Jamile Romano

No Juruá, Saúde do Estado inicia cirurgias do Programa Opera Acre 2024

Jamile Romano