28.7 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Sete parlamentares do Acre apoiam criação de CPMI para investigar fraudes no INSS; veja quem assinou

Atualizada em 13/05/2025 09:05

A oposição no Congresso Nacional protocolou, na segunda-feira (12), um pedido para instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O foco principal da comissão será apurar supostos descontos indevidos aplicados nos benefícios de aposentados.

A proposta já conta com 259 assinaturas — sendo 223 de deputados federais e 36 de senadores — e, embora ainda não tenha sido oficialmente registrada no sistema do Congresso, já demonstra força política e articulação significativa.

Entre os apoiadores estão sete parlamentares do Acre, incluindo os três senadores e quatro dos oito deputados federais do estado. Na Câmara dos Deputados, assinaram o requerimento:

Socorro Neri (PP)

Roberto Duarte (Republicanos)

Coronel Ulysses (União Brasil)

Eduardo Velloso (União Brasil)

Já os deputados Zé Adriano, Antônia Lúcia, Meire Serafim e Zezinho Barbary não constam na lista de signatários até o momento.

No Senado Federal, o apoio da bancada acreana foi unânime. Os senadores Alan Rick (União Brasil), Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD) endossaram o pedido pela criação da CPMI.

A movimentação no Congresso ganhou força após uma série de denúncias de aposentados relatando descontos indevidos em seus benefícios, relativos a serviços que não foram contratados, como associações, seguros e clubes de vantagens. As reclamações levaram o Ministério da Previdência a abrir apurações internas, o que reforçou o apelo por uma investigação mais ampla e independente.

Apesar de ainda depender de tramitação formal para ser instalada, a CPMI do INSS já supera o número mínimo de assinaturas exigido, sinalizando a disposição da oposição em pressionar o governo por esclarecimentos e responsabilizações sobre possíveis falhas ou fraudes no sistema previdenciário.

Artigos Relacionados

Com apoio do governo do Estado, atleta acreano conquista mais uma medalha de ouro em competição nacional

Raimundo Souza

Restaurante Popular volta a funcionar nesta segunda, 9

Jamile Romano

Diego de Lima e Lima, de 33 anos, técnico em eletrônica, morreu vítima de choque elétrico

Raimundo Souza

Aulas da rede municipal de Rio Branco retornam nesta segunda-feira,16, após melhora nas condições do ar

Raimundo Souza

Expoacre Juruá: Sebrae sorteia consultorias para empreendedores da região

Jamile Romano

Prefeitura apura irregularidade em entrega de entrega de produto usado no combate ao Aedes aegypti

Jamile Romano