27.6 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sete parlamentares do Acre apoiam criação de CPMI para investigar fraudes no INSS; veja quem assinou

Publicado em 13/05/2025

A oposição no Congresso Nacional protocolou, na segunda-feira (12), um pedido para instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O foco principal da comissão será apurar supostos descontos indevidos aplicados nos benefícios de aposentados.

A proposta já conta com 259 assinaturas — sendo 223 de deputados federais e 36 de senadores — e, embora ainda não tenha sido oficialmente registrada no sistema do Congresso, já demonstra força política e articulação significativa.

Entre os apoiadores estão sete parlamentares do Acre, incluindo os três senadores e quatro dos oito deputados federais do estado. Na Câmara dos Deputados, assinaram o requerimento:

Socorro Neri (PP)

Roberto Duarte (Republicanos)

Coronel Ulysses (União Brasil)

Eduardo Velloso (União Brasil)

Já os deputados Zé Adriano, Antônia Lúcia, Meire Serafim e Zezinho Barbary não constam na lista de signatários até o momento.

No Senado Federal, o apoio da bancada acreana foi unânime. Os senadores Alan Rick (União Brasil), Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD) endossaram o pedido pela criação da CPMI.

A movimentação no Congresso ganhou força após uma série de denúncias de aposentados relatando descontos indevidos em seus benefícios, relativos a serviços que não foram contratados, como associações, seguros e clubes de vantagens. As reclamações levaram o Ministério da Previdência a abrir apurações internas, o que reforçou o apelo por uma investigação mais ampla e independente.

Apesar de ainda depender de tramitação formal para ser instalada, a CPMI do INSS já supera o número mínimo de assinaturas exigido, sinalizando a disposição da oposição em pressionar o governo por esclarecimentos e responsabilizações sobre possíveis falhas ou fraudes no sistema previdenciário.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em 2025, governo do Acre investirá mais de R$ 278 milhões em assistência social e enfrentamento às mudanças climáticas

Jamile Romano

Mailza Assis acompanha ações do Programa Juntos Pelo Acre em 14 bairros de Rio Branco

Raimundo Souza

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta segunda-feira, 02

Raimundo Souza

Maria Antônia denuncia brutalidade da violência contra mulheres e clama por justiça

Jamile Romano

Festival da Macaxeira conquista o público e demonstra a força da Agricultura Familiar

Marcio Nunes

Na Expoacre governador entrega homenagem aos Pioneiros da Pecuária no estado

Raimundo Souza