Atualizada em 26/10/2024 11:44
Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta sexta-feira, 25 de outubro, sessão solene em celebração ao Dia do Dentista, a pedido do deputado Adailton Cruz (PSB). A sessão reuniu profissionais da odontologia, representantes de entidades de classe, autoridades locais e membros da sociedade civil para destacar a importância do trabalho desses profissionais na promoção da saúde bucal.
Os dentistas presentes foram homenageados com certificados de reconhecimento pelos serviços prestados à população acreana. Muitos relataram o orgulho de atuarem em uma profissão que impacta diretamente na saúde geral das pessoas, além de reforçarem o compromisso de seguir promovendo a conscientização sobre a importância da saúde bucal desde a infância.
Adailton Cruz destacou a importância dos cirurgiões-dentistas na saúde pública do Acre, enfatizando a necessidade de “apoio, estruturação e investimento nos serviços de odontologia” para atender à população mais necessitada. O parlamentar afirmou que “é inconcebível pensar em saúde pública de qualidade” sem os profissionais da odontologia, e que “fortalecer e valorizar” essa área traz benefícios para toda a sociedade.
Ele ainda comentou sobre a tramitação de projetos que ampliam os serviços odontológicos, atendendo a um pedido feito pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) e pelos representantes da categoria.
O aumento no orçamento da saúde para 2024, quase dobrado em relação ao ano anterior, também foi celebrado pelo deputado. Ele anunciou a aprovação do “Bolsa Qualificação para a Saúde”, que concederá um bônus de quatro mil reais líquidos a todos os servidores da saúde, do maqueiro ao dentista. Cruz destacou que essa iniciativa é um marco na história da saúde pública do Acre e que representa o mínimo de reconhecimento aos profissionais.
O deputado informou ainda que o plano de carreiras, com melhorias específicas para cirurgiões-dentistas, será encaminhado à Casa Civil até 10 de novembro, assegurando o comprometimento do governo com a valorização da categoria.
O coordenador do curso de Odontologia da Estácio Meta, doutor Romulo Chaves, destacou a importância da formação de profissionais preparados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), desde os cuidados básicos até procedimentos complexos. Chaves ressaltou que a instituição educacional acompanha o aluno desde o início da formação, integrando que a saúde começa pela boca”, e que os futuros dentistas são orientados a trabalhar com a saúde de forma completa, lidando com dificuldades como a falta de materiais e equipamentos.
A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde, doutora Cristiane Lopes, agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e mencionou avanços importantes para a odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a homenagem ao Dia do Dentista. Ela destacou o papel dos cirurgiões-dentistas no atendimento especializado, desde as Unidades de Terapia Intensiva até as equipes ribeirinhas, e enfatizou a atuação importante desses profissionais em procedimentos como reconstruções faciais e restaurações de funções essenciais, como a mastigação.
Cristiane também celebrou a trajetória da odontologia no setor público, reconhecendo as dificuldades enfrentadas, mas exaltando o impacto social do trabalho, ao mesmo tempo que homenageou colegas que se dedicam tanto à gestão quanto à pesquisa.
Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Acre, doutor Samuel Macedo, falou da importância do cirurgião dentista no Brasil, afirmando que “nós temos um vasto campo de prática clínica, tornando o cirurgião dentista do Brasil referência em expertise clínica e pesquisa para o mundo inteiro.
Ele enfatizou que, apesar dos desafios enfrentados, a odontologia do Brasil tem muito a comemorar, destacando o Dia do Cirurgião Dentista, celebrado em 25 de outubro, como uma data de grande relevância.
A solenidade também contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Odontologia (CRO-AC), que aproveitaram a oportunidade para destacar os desafios da profissão bem como os avanços obtidos. O presidente do Conselho Regional de Odontologia, por exemplo, Dr. Jairo Dockhorn, expressou gratidão pelo convite da Assembleia Legislativa para participar da celebração ao Dia do Dentista, destacando a importância e os desafios da profissão.
Durante sua fala, Jairo ressaltou que o Sistema Conselho está completando 60 anos de existência, enquanto o CRO celebra 35 anos de criação. Segundo ele, a odontologia brasileira é reconhecida como uma das melhores do mundo, mas enfrenta constantes desafios para manter e ampliar sua qualidade. Ele também parabenizou os dentistas do Acre pela dedicação, afirmando que é uma honra comemorar a data na Assembleia.
A conselheira federal de Odontologia, doutora Isabelly Rosas, também destacou a importância da profissão na promoção da saúde e do bem-estar da população. Ela parabenizou seus colegas e familiares presentes, enfatizando que “nós somos os verdadeiros artistas”, pois moldam sorrisos e transformam vidas com suas habilidades. Dra. Isabel ressaltou a necessidade de que o serviço de saúde seja acessível a todos, conforme o que determina a Constituição Federal, e destacou os avanços recentes na inclusão da saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em maio de 2023, a saúde bucal foi reconhecida como um direito universal, e ela reforçou que o Ministério da Saúde agora prioriza políticas que garantam acesso equitativo aos serviços odontológicos para toda a população.
O vice-prefeito eleito de Rio Branco, doutor Alysson Bestene (PP), expressou sua alegria e honra ao participar da celebração do Dia do Dentista, um momento significativo para a classe odontológica. O gestor que também é cirurgião dentista, destacou a importância do cirurgião dentista, ressaltando que “ser cirurgião dentista é um orgulho, é uma missão”, enfatizando o compromisso de cuidar da saúde e garantir sorrisos.
Alysson Bestene, que já ocupou posições como presidente do Sindicato dos Odontologistas e secretário de Saúde, lembrou de seus esforços contínuos para valorizar a profissão, prometendo que, como vice-prefeito, continuará lutando por melhores condições de trabalho para os profissionais da odontologia. Ele concluiu sua homenagem reafirmando que “cuidar da saúde é cuidar da vida”, valorizando a importância do trabalho realizado pelos dentistas.
Hipocrisia
Por vários anos, a turma da esquerda – militância e lideranças – satanizaram os políticos da direita, dizendo que os mesmos não gostavam do Acre e que só apareciam por aqui para tentar ganhar eleição. O mais questionado sempre foi o senador Marcio Bittar. Pois bem, agora as principais lideranças do PT e de outros partidos de esquerda sumiram do mapa acreano. É muita hipocrisia!
Equívoco de Petecão
Para não criar clima de disputa interna na esquerda, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) afirma que seu adversário não será o ex-senador Jorge Viana (PT), presidente da Apex Brasil. Claro quer Petecão está completamente equivocado. Ele vai disputar os votos da esquerda quer ainda restam com Viana, já que os eleitores da direita não darão mais apoio ao referido senador.
Mesmo drama
Quem vai viver o mesmo drama de Sérgio Petecão serão deputado federal Roberto Duarte (Partido Republicano). Assim como Petecão, Duarte também se misturou com a esquerda ao apoiar a candidatura de Marcus Alexandre (MDB) à Prefeitura de Rio Branco. Ao que tudo indica, o deputado esqueceu que a maioria de seus eleitores é da direita e se sentiu traída pelo comportamento do parlamentar.
Montando chapa
Os sites de notícias alinhados à pauta da esquerda, que passaram a campanha atacando o governador Gladson Cameli e o prefeito reeleito Tião Bocalom agora decidiram montar, de forma antecipada, chapas para 2026. Uma delas seria composta por Alan Rick (União Brasil) governador, com Sérgio Petecão (PSD) e Jorge Viana (PT). A vice seria a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB).
Ironizou
Conversei com o senador Alam Rick, presidente regional do União Brasil, sobre a chapa lá de esquisita e ele ironizou, dizendo que conversou com ele a respeito dessa chapa. Disse ainda que é de direita e vai continuar com a mesma ideologia. Se o senador Petecão quiser caminhar com ele terá que largar os cargos federais, se afastar do governo Lula e voltar a atuar como senador de direita.
Descartado
Em relação ao ex-senador Jorge Viana, Alan descartou qualquer possibilidade de aliança com ele. Ainda segundo Alan, se o povo acreano entender que ele pode contribuir como governador, ele está pronto para encarar tamanho desafio, mas sem abrir mão dos princípios de direita. O senador afirmou que vai continuar onde sempre esteve, na direita, defendendo os princípios liberais e conservadores.
Cúmplices de Maduro
Documento do Foro de São Paulo que reconhece a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela, realizadas em julho deste ano, tem a assinatura dos dirigentes do PT. A resolução foi publicada com a data de 29 de setembro. O documento foi elaborado durante um encontro de partidos de esquerda realizado no México, antes da posse de Claudia Sheinbaum na Presidência do país.
Tentou abafar
A secretária executiva do Foro, Mônica Valente, integrante da executiva nacional do PT, esteve na reunião. No entanto, espertinho como sempre, o partido optou por não divulgar amplamente a resolução, temendo que o apoio ao ditador sanguinolento pudesse gerar repercussões negativas nas eleições municipais, conforme relatou uma fonte interna aos jornalistas comprometidos com a pauta esquerdista. A posição oficial do PT no Foro tem gerado desconforto entre alguns membros do partido.
Contradição petista
A posição do PT sobre Venezuela é conectada com o que pensa o Presidente Lula da Silva e a grande maioria dos simpatizantes do PT. O PT fala muito em democracia, mas adora manter relações com os ditadores. Para tentar enganar os menos avisados, Lula continua não reconhecendo a vitória de Maduro, mas o PT diz que foi tudo normal, tudo legal.
Cobrança comunista
Além das críticas internas, também houve manifestações sobre a postura do governo brasileiro em relação ao impasse político na Venezuela. “A posição do governo brasileiro é confusa e precisa ser mais clara”, disse Ana Prestes, secretária de relações internacionais do PCdoB e representante do partido no Foro de São Paulo. Ou seja, os comunistas exigem uma posição clara e definida de Lula.
Minimizou
Prestes minimizou a declaração do procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, que acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser um “agente da CIA”. Segundo ela, Maduro não deu respaldo à afirmação. “Não existem provas de que Maduro perdeu a eleição. A adesão à oposição na Venezuela é menor que o apoio popular ao chavismo”, acrescentou Ana Prestes.
Em estado de graça
Por longos cinco anos, o diretor-geral da Rádio Difusora Acreana, meu amigo jornalista Raimundo Fernandes, foi duramente criticado. As críticas eram internas e externas. Com calma e disposição, Fernandes buscou apoio junto a todos os que comandaram a Secretaria de Comunicação (Secom), deputados estaduais, federais e senadores, além claro do governador Gladson Cameli (PP).
Agradecimento
Na tarde-noite de terça-feira, 22, na festa de reinauguração da Rádio Difusora, que também marcou a comemoração dos 80 anos de fundação da emissora mais antiga do Acre, Fernandes agradeceu aos deputados e senadores que ajudaram nessa luta. Também agradeceu ao secretário de Obras, Ítalo Lopes; os secretários de Comunicação, Silvânia Pinheiro e Rutemberg Crispim, à atual secretária de Comunicação, Nayara Lessa e, de forma especial, ao governador Gladson Cameli.
Ele vai fazer falta
Jornalista e fotografo Marcos Vicentti, que nos deixou na manhã de sexta-feira,18, vai fazer muita falta, pois era um profissional diferenciado e alguém que viveu para servir. Marcão, como era carinhosamente chamado pelos colegas de profissão, estava sempre disposto a ajudar alguém. Lembro-me dos cursos que ele oferecia aos que sonhavam ser fotógrafos profissionais, de tanto atender pedidos, a maioria acabava fazendo de graça.