30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama Político

Sessão solene na Assembleia Legislativa comemora 55 anos do 7º BEC

Atualizada em 14/06/2024 17:54
Sessão solene em comemoração aos 55 anos do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), foi realizada semana passada no plenário da Asembleia Legislativa do Acre (Aleac). A solenidade, que teve início às 10h, foi presidida pelo deputado Chico Viga (PDT), segundo-secretário da Mesa Diretora e foi bastante prestigiada por membros da corporação, e do alto comando como o tenente-coronel Abelardo Silva de Faria Filho, atual comandante do batalhão, o ex-comandante Ruiter Colin, além de militares homens e mulheres que dedicam suas carreiras ao batalhão e familiares.
Chico Viga falou da honra de celebrar a data e lembrou parte da história do 7º BEC, criado em 6 de junho de 1969, com sua primeira sede no Acre situada em Cruzeiro do Sul. Segundo o deputado, ao longo de mais de meio século de serviços prestados, o 7º BEC vem participando ativamente do Plano de Desenvolvimento Nacional, colaborando assim com a integração do Estado do Acre ao restante do país”, disse inicialmente.
O parlamentar lembrou a comunidade Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, construída pelo 7º BEC na década de 80. “Marcada pela chegada de imigrantes mineiros que tiveram que deixar seu estado de origem devido a uma grande enchente e vieram habitar o projeto de assentamento Santa Luzia que se tornou vila e hoje possui uma população e uma estrutura que superam a de vários municípios do Estado.
Tribuna Livre
Programa Tribuna Livre desta segunda-feira, vai receber o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, engenheiro Assurbanipal Mesquita e o presidente do Sistema Fieac, empresário José Adriano. O programa começa às 21h45, logo após o Roda Viva, na TV Rio Branco-Cultura.
Mailza na TV
Programa Boa Noite Rio Branco, desta segunda-feira 17, na TV Rio Branco-Cultura, recebe a vice-governadora Mailza Gomes (PP). Ela vai falar como vai sua relação com o governador Gladson Cameli, com o prefeito Tião Bocalom (PL) e as demais lideranças do partido. O Boa Noite Rio Branco começa após o Tribuna Livre.
Ageac
Comissão Especial da Aleac se reuniu para analisar a indicação dos nomes que comporão a chefia do Departamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac). Criada em maio deste ano, a comissão teve como objetivo ouvir os indicados pelo governador Gladson Cameli (PP).
Qualificação
O presidente da comissão fez um pronunciamento reforçando a qualificação dos indicados e a importância de um olhar social em suas atuações. “Eu estou com os currículos e todos são muito qualificados. Já prestavam um bom serviço e nossa comissão discutiu, votou e aprovou para que sejam reconduzidos.
Toyoteiros
Os deputados pediram que vocês tenham um olhar social em relação, por exemplo, aos toyoteiros que muitas vezes ainda não estão regularizados”, pediu. Felipe Moreno, um dos indicados, foi o primeiro a se pronunciar. Ele destacou sua experiência como chefe do departamento técnico da Ageac.
Deputados
A reunião com a participação dos deputados Gene Diniz, Edvaldo Magalhães, Maria Antônia e Marcus Cavalcante, foi encerrada com as considerações finais do presidente da comissão, deputado Manoel Moraes, que agradeceu a participação de todos.
Requisitos
De acordo com a mensagem governamental, os preenchimentos dos requisitos levaram em conta a nacionalidade brasileira, habilitação profissional de nível superior, capacidade técnica e também a reputação ilibada e idoneidade moral.
Solidariedade
Presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), manifestou solidariedade aos deputados Pablo Bregense e Eduardo Ribeiro, ambos do PSD. Bregense foi destituído da liderança do PSD na Aleac e recebeu apoio de Ribeiro. Luiz Gonzaga destacou a humildade de Pablo em reconhecer que errou e pedir desculpas públicas durante a sessão.
Maioria
A maioria dos deputados também manifestou apoio e solidariedade a Pablo Bregense. Mesmo se humilhando e pedindo desculpas, o deputado foi sumariamente destituído da liderança do PSD pelo senador Sergio Petecão, presidente regional do partido, que na verdade, agiu como se fosse dono.
Convite
“Quero iniciar meu pronunciamento convidando os deputados Eduardo Ribeiro e Pablo Bregense a se filiarem ao PDT. Não sou presidente, mas sou membro da executiva estadual, e vossas excelências serão muito bem recebidas na nossa agremiação”. O convite foi feito pelo vice-presidente da Aleac, deputado Pedro Longo.
Apresentação
Assembleia Legislativa do Estado do Acre recebeu o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), engenheiro civil  Ricardo Aaraújo, para uma apresentação sobre o projeto de reconstrução da BR-364. O convite partiu do deputado Pedro Longo (PDT), que destacou a importância estratégica da rodovia para a região.
Questionamento
Deputado Eduardo Ribeiro (PSD) questionou a destituição do deputado Pablo Bregense da liderança do partido. O parlamentar destacou a surpresa e indignação com a rápida protocolização do requerimento de destituição, que ocorreu apenas duas horas após a fala de Pablo Bregense na sessão ordinária.
Nas redes
O documento, que foi amplamente divulgado nas redes sociais, foi lido pelo deputado Ribeiro durante o seu discurso: “Atendendo à solicitação da maioria dos membros do Diretório Estadual e Nacional, solicitamos providências administrativas para a destituição do deputado Pablo Bregense do cargo de líder do PSD.
Grande perda
Vítima de infecção pulmonar, morreu nesta quinta-feira, aos 84 anos, no Hospital Santa Juliana, o ex-prefeito de Rio Branco e ex-deputado Isnard Leite. Ele também foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de onde foi presidente. Ele foi prefeito de Rio Branco de abril de 2002 a dezembro de 2004. Isnard era vice-prefeito e assumiu com a renúncia de Flaviano Melo.
Empresário 
Após se aposentar como conselheiro do TCE, Isnard passou a se dedicar a vida empresarial. Ele tinha fazenda em Senador Guiomard, também investiu no agronegócio, ao montar uma empresa de laticínios e investir muito em agricultora e piscicultura.
Trajetória
Isnard Leite foi eleito deputado estadual pelo PDS (hoje PP) e fez parte da Segunda Assembleia Estadual Constituinte, que elaborou a Constituição do Estado, promulgada em 1989. Com a criação do TCE, em setembro de 1987, foi indicado na primeira composição da corte de contas pelo então governador do Acre,
Flaviano Melo.
Nota Oficial
Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE), conselheiro Ribamar Trindade, editou Nota Oficial em decorrência da morte do doutor Isnard Leite e decretou luto oficial por três dias. Leite também é pai da auditora de Controle Externo, Lucivete Leite e do assessor do Ministério Público de Contas Adolfo Leite.

Artigos Relacionados

O antigo Museu do Índio é o epicentro de interminável disputa na Justiça

Jamile Romano

O presidente Lula da Silva quer fazer da próxima Cúpula dos BRICS

Jamile Romano

Alinhado ao governador, senador decide apoiar reeleição de Zequinha Lima em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Paz e medo

Jamile Romano

A assessoria parlamentar da Marinha do Brasil solicitou ao Congresso Nacional R$ 2 milhões em emendas parlamentares para operações secretas

Jamile Romano

O trio

Rubedna Braga