23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sesacre realiza curso e entrega insumos para Distrito Sanitário Indígena do Alto Rio Purus

Atualizada em 29/06/2024 13:00

A Secretária de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), realizou o Curso de Suporte Avançado de Vida com Ênfase na Síndrome Respiratórias Aguda grave (SRAG), nesta sexta-feira, 29, em Rio Branco.

Destinada aos profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Alto Rio Purus, a capacitação tem por objetivo qualificar as equipes para lidar com situações de média e alta complexidade. A Sesacre realizou ainda a doação de materiais,  insumos e medicamentos que contribuirão para realização de procedimentos médicos de urgência e emergência.

Além do curso, foi realizada a doação de materiais e insumos para o atendimento das comunidades indígenas. Foto: Cássia Veras/ Sesacre

“Assim como nos grandes centros, as aldeias do nosso estado também sofrem com a síndrome respiratória. Por isso, atendemos à solicitação do Dsei para darmos esse suporte. Fizemos toda uma mobilização para conseguirmos os insumos e oferecer esse curso”, disse o coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) da Sesacre, Marcos Malveira.

Muitas aldeias acreanas estão localizadas em áreas de difícil acesso, pelas quais só é possível o acesso por meio de avião ou barco. Entretanto, com o período de estiagem a remoção de pacientes através dos rios tem se tornado cada vez mais desafiador. O coordenador do Dsei do Alto Rio Purus, Evangelista Apurinã, enfatizou a importância da capacitação para o atendimento à essas comunidades.

Coordenador do Dsei do Alto Rio Purus, Evangelista Apurinã. Foto: Cassia Veras/ Sesacre

“Nós temos aldeias que ficam a 15 minutos de distância da sede do município, mas tambem temos aldeias que estão a 19 horas. Então, ter a nossa equipe preparada para isso  é importante para que a gente tenha uma estabilidade e consiga atender o paciente. As ocorrências sãos as mais variadas possíveis, desde uma diarreia até uma queda”, descreveu.

Para a coordenadora do Samu, Necila de Souza, a capacitação é imprescindível para os profissionais que atuam em áreas isoladas. “Esse curso é muito importante, principalmente no momento em que estamos. E, com certeza, eles vão sair daqui aptos a fazer o resgate de imediato de pessoas com crises respiratórias”, afirmou.

Participaram os profissionais de saúde do Dsei Alto Rio Purus. Foto: Cássia Veras/ Sesacre

Ainda, segundo a área técnica da Sesacre, a Força Nacional do SUS deve vir ao Acre para atuar no reforço da assistência em saúde a essas comunidades, bem como verificar a situação em campo. Outra medida de combate às SRAGs será a abertura de sala de estabilização na Aldeia Jatobá, no município de Assis Brasil.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Savnes lança EP solo com produção musical coletiva

Marcio Nunes

Menores de idade estão sendo identificados na entrada do Carnaval da Família

Raimundo Souza

Bocalom tem encontro com Bolsonaro em Brasília e oficializa data da filiação ao PL

Jamile Romano

Energisa realizou a troca mais de 7,3 mil lâmpadas e mais de 200 geladeiras no Acre

Jamile Romano

Governador assina pacto para controle de incêndios na Amazônia e redução dos efeitos das mudanças climáticas

Marcio Nunes

Escola Sesc abre processo seletivo com vagas para ano letivo de 2025 em Rio Branco

Jamile Romano