23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sesacre promove blitz educativa sobre prevenção à sífilis e ao câncer de mama durante o Outubro Verde e Rosa

Publicado em 22/10/2025

O mês de outubro marca a intensificação das ações de prevenção e enfrentamento à sífilis e ao câncer de mama em todo o Acre. Por meio das campanhas Outubro Verde e Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promove uma série de atividades voltadas à conscientização, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças, com foco na prevenção e na promoção da saúde.

Na terça-feira, 21, uma blitz de conscientização foi realizada no Centro de Rio Branco, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com cartazes, panfletagem e diálogo com a população.

“Estamos aqui incentivando a realização de exames, como a mamografia e os testes rápidos de sífilis, para combater tanto a sífilis adquirida quanto a sífilis congênita, que é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação e o parto. Além disso, reforçamos a prevenção do câncer de mama, alinhada à campanha do Outubro Rosa”, explicou o chefe do Núcleo de Saúde da Mulher, Natan Ossami.

A atividade, que une a prevenção de doenças e o incentivo ao autocuidado, também reforça a necessidade de exames preventivos e acompanhamento médico constante. Dessa forma, a campanha busca conscientizar as mulheres sobre a atenção integral à sua saúde.

Mês de outubro marca a intensificação das ações de prevenção e enfrentamento à sífilis e ao câncer de mama em todo o Acre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de mama, um período em que a atenção da saúde se volta para a mulher e para o incentivo ao autocuidado. Detectando o câncer de mama precocemente, as chances de cura são muito maiores. Com essa ação, esperamos que as mulheres se conscientizem, procurem uma unidade de saúde e realizem sua mamografia a partir dos 40 anos”, destacou a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Câncer, Glecilia Mendes.

Além das ações voltadas à saúde da mulher, a Sesacre também reforça, neste mês, as atividades do Outubro Verde, voltadas à prevenção da sífilis e da sífilis congênita, são intensificadas com foco na informação, diagnóstico precoce e proteção das gestantes e da população em geral. A campanha objetiva reduzir a transmissão da doença e garantir cuidados preventivos para todos.

“Durante a ação, abordamos a população para explicar o que é a doença, a importância de realizar os testes rápidos pelo menos duas vezes ao ano e o uso correto do preservativo. Esses cuidados são essenciais para prevenir a infecção e proteger a saúde de toda a comunidade”, reforçou Paulo Souza Junior, do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mailza representa o Acre na 29ª reunião da Sudam em Belém

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco intensifica monitoramento e planeja obra de contenção em área de erosão no Igarapé São Francisco

Marcio Nunes

Presidente do PT no Rio acusa Gleisi Hoffmann de usar máquina federal para “política particular”

Raimundo Souza

Estuprador cruzeirense que abusou de duas enteadas é preso no Pará, após trabalho integrado da Polícia Civil de três estados

Jamile Romano

Em confronto com o STF, bancada do Acre apoia suspensão de processo que atinge Bolsonaro

Jamile Romano

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco neste sábado, 21

Raimundo Souza