24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sesacre moderniza atendimento da UPA Juruá com implantação do prontuário eletrônico

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jacques Pereira Braga, em Cruzeiro do Sul, deu um passo importante rumo à modernização da saúde pública no Acre com a implantação do sistema de prontuário eletrônico, por meio do Sistema GHosp. A ferramenta, que já está em pleno funcionamento, substitui os prontuários manuais garantindo mais agilidade, segurança e humanização no cuidado aos pacientes.

A iniciativa integra a estratégia do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), de modernizar e integrar a rede pública. Atualmente, já contam com o GHosp as UPAs da Sobral, Cidade do Povo e Via Verde, além do Pronto-Socorro de Rio Brancoc e da Policlínica do Tucumã. O sistema também foi recém implantado na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo e na Maternidade de Cruzeiro do Sul e, em breve, será expandido para a Maternidade de Rio Branco e o Hospital Regional do Juruá.

“O prontuário eletrônico é um marco para a saúde do Acre”, afirma o secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, ressalta que a transformação digital na saúde vai muito além da tecnologia.

“O prontuário eletrônico é um marco para a saúde do Acre e estamos apenas começando. Nosso objetivo é expandir essa tecnologia para todas as unidades, para que, em um futuro próximo, cada cidadão do Acre tenha seu histórico de saúde acessível em qualquer hospital ou unidade, com rapidez e qualidade. Esse é um passo fundamental rumo a uma saúde mais moderna, integrada e acolhedora. É mais uma demonstração do compromisso do governo em cuidar das pessoas”, afirmou.

Com o sistema, todas as informações do paciente ficam centralizadas em um único prontuário eletrônico, permitindo que médicos e enfermeiros acompanhem o fluxo de atendimento em tempo real. Isso resulta em diagnósticos mais precisos, decisões rápidas e redução no tempo de espera.

Além disso, os painéis eletrônicos de chamada ampliam a acessibilidade, beneficiando especialmente pessoas com deficiência visual e tornando o processo mais humanizado.

“A tecnologia aproxima ainda mais a população do serviço de saúde”, destaca a coordenadora de Saúde do Juruá, Diani Carvalho. Foto: Diego Silva/Secom

Para a coordenadora regional de saúde do Juruá, Diani Carvalho, a mudança representa um avanço estratégico: “O GHosp se conecta diretamente aos objetivos do governo do Estado e da Sesacre, trazendo modernização, transparência e eficiência ao cuidado. A tecnologia aproxima ainda mais a população do serviço de saúde, garantindo qualidade, segurança e acolhimento.”

Equipe da unidade destaca que a ferramenta é um ganho para servidores e usuários. Foto: Emanoely Oliveira/Sesacre

O gerente-geral da unidade, Macson Rosas, destaca o impacto positivo na rotina da equipe. “O GHosp traz facilidade e rapidez, organizando a rotina da UPA e garantindo um atendimento mais ágil, seguro e acessível para todos.”

A gerente de Assistência, Glaucia Rodrigues, reforça os ganhos. “Com o sistema unificado, assim que o paciente sai da triagem, o médico já visualiza as informações no computador e o chama imediatamente, reduzindo o tempo de espera e garantindo atendimento rápido.”

Já o enfermeiro José Vilton aponta para a segurança dos registros. “O sistema nos dá respaldo, pois as informações registradas não podem ser alteradas. Além disso, conseguimos visualizar instantaneamente as prescrições médicas, agilizando o cuidado e garantindo mais segurança para os pacientes.”

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Raimundo Souza

Acre realiza teste do sistema Defesa Civil Alerta em quatro municípios

Raimundo Souza

Após receber flores, Virginia canta música romântica e reacende rumores com Vini Jr.

Redacao

Artigo do Narciso: Flaviano Melo, exemplo e eternas saudades

Jamile Romano

Governador discute combate à dengue em Reunião Virtual com Ministério da Saúde

Marcio Nunes

MPAC ajuíza ação para obrigar Prefeitura de Rio Branco a adotar medidas de proteção animal

Jamile Romano