23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sesacre inicia capacitação sobre transplantes para profissionais da saúde no Acre

Publicado em 29/07/2025

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através da Central de Transplantes do Acre, realizou a palestra “Doação de órgãos e tecidos para transplante” na manhã desta terça-feira, 29, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco.

A ação, realizada em parceria entre o Ministério da Saúde e a Sesacre, tem como objetivo ampliar a capacitação dos profissionais da rede, promovendo o fortalecimento de todo o processo de transplantes no estado.

“A nossa intenção é ter profissionais cada vez mais habilitados e, com isso, garantir uma saúde pública cada vez melhor para esse paciente que precisa ser transplantado no nosso estado”, destaca a coordenadora da central de transplantes do Acre, Celiane Alves.

A capacitação dos profissionais de saúde fortalece a rede de cuidado, amplia conhecimentos e contribui para uma saúde pública mais eficiente e humanizada. No Acre, todas as unidades hospitalares receberão a capacitação, iniciando pela capital Rio Branco.

“Aqui nós tivemos a oportunidade de ampliar nossa visão sobre transplante, que vai muito além da troca de um órgão. Temos a oportunidade de aprender sobre o acolhimento das famílias, a importância de cada procedimento e a amplitude de tudo o que existe por trás de um transplante”, finaliza a enfermeira Daiane Nascimento.

Transplantes no Acre

No Acre, os avanços nos transplantes acompanham uma tendência nacional. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil realizou mais de 30 mil transplantes em 2024, o maior número da história do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apenas em 2024, o número de transplantes chegou a 62 no estado, e já soma mais 17 transplantes em 2025, até o momento.

O Acre já realiza transplantes de fígado, rim e córnea, e agora passa a integrar o seleto grupo de estados habilitados a realizar também o transplante de tecido ósseo, consolidando-se como referência no cenário nacional.

Doação de órgãos

O governo do Acre tem investido no acesso aos transplantes, assegurando estrutura adequada, capacitação de equipes e parceria com o Ministério da Saúde para que procedimentos complexos continuem sendo realizados no estado.

Mas todo esse esforço só se concretiza com a decisão de quem escolhe doar. Por isso, é essencial conversar com a família sobre esse tema. Dizer que deseja ser um doador é o que permite que sua vontade seja respeitada.

Um único doador pode beneficiar cerca de dez pessoas, com doação de órgãos como: coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestino. Além disso, tecidos como córneas, ossos, pele, tendões e vasos sanguíneos também podem ser doados.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nível do Rio Acre atinge 16,20m; já são mais de 600 desabrigados

Jamile Romano

Novo reitor do Ifac é nomeado e anuncia primeiras ações na instituição

Marcio Nunes

Nota Oficial Tribunal de Contas do Estado do Acre – TCE/AC

Kevin Souza

Governo federal autoriza a construção de 224 novas casas em Rio Branco pelo Minha Casa Minha Vida

Jamile Romano

Energisa realiza atendimento ao público no sábado na escola Heloísa Mourão em Rio Branco 

Jamile Romano

Governo do Acre abre licitações para obras em Sena Madureira

Jamile Romano