23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Sesacre e Ministério da Saúde realizam oficina para ampliar fortificação alimentar infantil no Acre

Publicado em 02/07/2025

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Alimentação e Nutrição, realiza nos dias 2 e 3 de julho, no auditório da Livraria Paim, a Oficina de Prevenção das Carências Nutricionais na Primeira Infância no Estado do Acre.

O evento reúne profissionais da assistência, gestores das secretarias municipais de saúde e representantes da sociedade civil organizada, como o Conselho Estadual da Saúde (CES), o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a Câmara Técnica Estadual Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems/AC).

A retomada da Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó – NutriSUS, principal pauta da programação, visa a prevenção das carências nutricionais em crianças de 6 a 23 meses, prioritariamente para estados do Norte, e crianças de 6 a 59 meses nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSei).

“Nesta nova fase, implementaremos o NutriSUS a partir da atenção primária à saúde, como parte do cuidado integral às crianças na primeira infância, de seis (meses) a menores de vinte e quatro meses”, destaca a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves.

A principal inovação da ação é o novo modelo operacional, que prevê a entrega dos sachês de micronutrientes às famílias nas unidades de saúde da Atenção Primária. “A estratégia consiste na administração, pela família, de um sachê em pó com quinze micronutrientes, que deve ser oferecido em uma das refeições diárias da criança. Os profissionais de saúde farão a dispensação nas Unidades Básicas de Saúde, como parte do cuidado integral à saúde das crianças de seis a vinte e três meses”, completa a coordenadora do Ministério da Saúde.

O evento também conta com a presença de representantes dos municípios acreanos. “Essa oficina conta com a presença de gestores municipais da gestão e assistência dos 22 municípios, além da sociedade civil organizada, como o Conselho Estadual de Saúde. O objetivo é trabalhar especialmente a implementação do NutriSUS, uma estratégia de fortificação da alimentação infantil que previne as carências nutricionais. No Acre, antes eram nove municípios atendidos e agora vamos expandir para os 22 municípios. Todas as crianças a partir do sexto mês de vida receberão o sachê nas unidades de saúde”, explica a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, Deltirene Cardoso.

A iniciativa também envolve diversas secretarias para assegurar a identificação precoce e intervenção rápida nas situações de insegurança nutricional. “É um projeto que visa realizar um trabalho transversal, não sendo responsabilidade apenas da Secretaria de Saúde. Estamos atuando como apoiadores, realizando o diagnóstico, e trabalhando junto à Secretaria de Assistência Social e à Secretaria de Agricultura para, ao identificar a insegurança nutricional da criança, agir e intervir em tempo hábil”, afirma a secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nível do Rio Acre baixa, danifica bomba e compromete temporariamente abastecimento na capital

Marcio Nunes

Cruzeiro do Sul: 120 anos de cores, sabores e sons de uma das poucas cidades planejadas da Amazônia

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí abre reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária e defende justiça fiscal e desenvolvimento regional

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira formação do Plano de Combate às Queimadas com a Tenda de Umbanda Luz da Vida

Marcio Nunes

Salário antecipado: servidores municipais de Rio Branco recebem nesta sexta (23)

Jamile Romano

Idaf promove campanha de conscientização quanto ao uso de agrotóxicos

Marcio Nunes