23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sesacre e Ministério da Saúde qualificam profissionais para combate à tuberculose no Estado

Publicado em 30/07/2025


A Secretaria de Estado de Saúde do Acre(Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Doenças Transmissíveis/Vigilância Epidemiológica/Núcleo Estadual de Controle da Tuberculose, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou a Capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose em Adultos.

Com médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam na Rede de Atenção à Saúde de todo o estado como público-alvo, a qualificação foi realizada na Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, em Rio Branco, nos dias 29 e 30 de julho.

A capacitação visa fortalecer a assistência à saúde, com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado da tuberculose. A ação busca qualificar profissionais da saúde para atuarem no controle da tuberculose.

“A ideia é que esses profissionais se tornem multiplicadores das informações recebidas, principalmente no que diz respeito à prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da tuberculose. Eles vão levar essa capacitação aos demais municípios, ampliando o alcance do conhecimento. Aqui, estamos reunindo profissionais de 20 municípios acreanos, justamente para garantir que essa ação chegue a todo o estado”, explica a coordenadora estadual do programa de tuberculose, Elcenira Farias.

Durante a capacitação, foram abordados temas fundamentais para o enfrentamento da tuberculose no estado. Os participantes receberam orientações sobre o manejo clínico da doença, com ênfase no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes. Também foi discutido o manejo da tuberculose resistente a medicamentos, destacando-se o uso de esquemas terapêuticos individualizados e a gestão de efeitos adversos.

“No país a gente tem uma alta incidência de tuberculose, a nossa incidência é de 40 mil casos por 100 mil habitantes. Por isso, é muito importante intensificar as ações de prevenção da tuberculose. E os profissionais de saúde tem alta potência para essas ações de enfrentamento da doença”, destaca a enfermeira técnica do Ministério da Saúde na coordenação de tuberculose, Daniele Dell Orti.

A programação incluiu ainda a temática da vigilância da tuberculose, com orientações sobre a notificação de casos, investigação de contatos e análise de dados. Outro ponto relevante foi a abordagem da infecção latente por tuberculose (ILTB), enfatizando o diagnóstico, o tratamento e a importância da prevenção. Por fim, os profissionais também se aprofundaram na coinfecção tuberculose-HIV, com foco no manejo clínico e na integração dos serviços de saúde.

Para a enfermeira Selma Macêdo a capacitação reforçou a relevância de preparar os profissionais para atuarem no controle da doença em todo o estado. “O manejo clínico da tuberculose em adultos é importante para que nós, profissionais de saúde, possamos intensificar as ações de prevenção, fortalecer o diagnóstico e realizar um tratamento de forma adequada, precoce e correta”, finaliza.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalom recebe convite para participar 12º Congresso Estadual de Profissionais do Acre

Marcio Nunes

Resolução de obrigatoriedade de instalação da boia nos reservatórios de água entra em vigor

Raimundo Souza

Prefeito e deputado discutem projeto de redução do IPTU para distritos industriais em Rio Branco

Marcio Nunes

MPAC e Diocese de Rio Branco promovem “Círio Social” com serviços à população

Jamile Romano

Operação Descoberta: PF prende suspeito por posse e difusão de pornografia infantil no Acre

Jamile Romano

Bope inicia 2ª fase da Operação Duas Dobras com reforço dos alunos do curso Rotam

Raimundo Souza