Atualizada em 20/03/2025 17:17
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), promoveu, nesta quinta-feira, 20, a primeira oficina para a criação da Escola Estadual de Saúde Pública do Acre. O evento, que teve como objetivo planejar os passos iniciais para a implantação da escola, um importante passo para garantir a qualificação da assistência à saúde no estado, ocorreu no auditório da instituição de ensino superior Estácio Unimeta, em Rio Branco.
Durante a abertura do evento, o secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal, enfatizou a importância da educação permanente para garantir a qualidade da assistência à saúde. “Uma das pautas importantes para garantir uma assistência de qualidade na ponta é a educação permanente dos nossos profissionais de saúde. Estamos recebendo a equipe técnica do Conass para assessorar, movimentar e conduzir as oficinas, que irão estruturar o nosso próximo plano de ação: a Escola de Saúde Pública. Ela será um dos pilares fundamentais para levarmos assistência de qualidade à população”, afirmou.
Estruturação da Escola de Saúde Pública
A oficina foi organizada em dois momentos distintos. O primeiro encontro teve como foco a discussão sobre os modelos de escolas de saúde pública já existentes em outras partes do Brasil. Os participantes formaram um grupo de trabalho composto por representantes do Conass e da Sesacre, com a responsabilidade de avaliar as possibilidades de institucionalização da escola no Acre e delinear as estratégias necessárias para sua implementação de forma eficaz e sustentável. As discussões seguem até a sexta-feira, 21.
A segunda oficina será realizada pelo mesmo grupo de trabalho, e terá como foco a elaboração de um Plano de Trabalho para a consolidação da escola, além de definir as etapas necessárias para a efetivação do projeto. As discussões continuarão tanto internamente, na Sesacre, quanto com os parceiros estratégicos do estado.
[Agência de Notícias do Acre]