Atualizada em 16/05/2025 10:46
Trabalhadores da segurança pública do Acre anunciaram uma nova manifestação para a próxima segunda-feira, 19 de maio, em protesto contra o que classificam como “descaso” do Governo do Estado em relação às pautas apresentadas pela categoria. A mobilização está sendo organizada pela Frente Única dos Operadores de Segurança Pública do Acre, que reúne representantes de diversos segmentos do setor.
Segundo os organizadores, a insatisfação aumentou após uma reunião com o governo, considerada decepcionante. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a Frente acusou o Executivo de agir com “arrogância e prepotência”, ao não apresentar propostas concretas para atender às reivindicações.
“Recebemos com indignação o retorno da reunião com o governo. Foi um desrespeito com os operadores de segurança e suas famílias. Não atenderam nossas demandas e tentaram adiar soluções. Por isso, convocamos todos para estarem conosco na manifestação do dia 19 de maio”, diz o vídeo publicado pela organização.
O local e o horário do protesto ainda serão divulgados pelos representantes do movimento nos próximos dias.
Na última terça-feira (13), servidores da segurança pública já haviam realizado um ato em frente à Casa Civil, no centro de Rio Branco, cobrando valorização profissional e maior atenção às demandas da categoria.
O movimento reúne profissionais de várias áreas, como policiais civis, militares, penais e bombeiros militares. A mobilização é liderada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol-AC), com apoio de outras entidades, como:
Associação dos Militares Estaduais do Acre (AME-AC)
Associação dos Praças da Polícia e Bombeiro Militar (Aprapmac)
Associação dos Bombeiros Militares do Acre (ABMAC)
Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário (Asspen-AC)
Sindicato dos Policiais Penais (Sindpol-AC)
Entre as principais reivindicações estão a recomposição inflacionária das perdas salariais acumuladas nos últimos anos e a modernização do banco de horas.